Os gatos, apesar de sua longa história lado a lado com o homem, ainda estão muito perto da natureza. Na verdade, ainda existem especialistas em comportamento felino que são categóricos em dizer que os gatos ainda não foram domesticados de fato.

A essência da natureza felina ainda é selvagem, e é esse aspecto que torna os gatos muitas vezes, incompreendidos pela maioria dos humanos. Afinal, ainda não conhecemos totalmente a forma deles expressarem e comunicarem suas afeições.

Os gatos são predadores, e mesmo num ambiente doméstico, tudo ao redor deles é um inimigo em potencial. Todo dia é uma longa jornada para salvarem a própria pele e permanecerem vivos. Porque você acha que eles são mega desconfiados?? O alerta dos gatos está sempre ligado na máxima potência.

Por isso, a maneira como os nossos bigodinhos comunicam seu amor por nós, reles humanos, é demonstrando vulnerabilidade. Isso mesmo! Os gatos dizem “eu te amo” enquanto também estão dizendo “eu sou vulnerável a você”.

A verdade é que existe um segredo dos gatos, oculto por séculos e séculos, mas nós tivemos acesso e vamos revelar para você! Está preparado?? Existem três maneiras dos gatos dizerem “eu te amo” para os seus humanos. Você saberia identificá-las? Vem que a gente te conta no caminho…

1- A piscadela

Como dizemos anteriormente, os gatos são caçadores natos e quando não estão dormindo, estão sempre alerta. Uma delicada maneira deles dizerem que nos amam, é piscando lentamente para nós. Fechar os olhos na presença de um ser humano é praticamente um berro deles, dizendo que estão confortáveis, e portanto vulneráveis em nossa companhia. Sabe como fazer o seu gatinho dizer eu te amo? Pisque lentamente para ele:

Passo 1: olhe nos olhos do seu gato. Esteja consciente de que o seu olhar precisa ser tranquilo, afinal, olhar fixamente para um animal é um sinal claro de que você está chamando ele para a luta. Suavize seu olhar enquanto você pensa “Eu…”

Passo 2: Feche os olhos lentamente e gentilmente enquanto pensa “amo…”

Passo 3: Abra seus olhos lentamente enquanto você pensa “Você…”

Você acabou de dizer “Eu te amo” para o seu gato! Agora, repita o padrão, falando com o gatinho de uma forma doce. O piscar de olhos diz que o amor está no ar. Se você não receber uma resposta, continue tentando com o passar do tempo e veja se o seu gato pisca de volta. Mesmo que o piscar de olhos não aconteça, se você está fazendo certo, você, pelo menos, conseguiu uma conexão confiável.

2- O “abraço” de gato

Outra coisa que um animal caçador nunca fará na natureza selvagem, é expor sua linha média. A linha média é a área que vai da garganta até a virilha. Esta é a parte mais vulnerável do corpo para gatos, pois, se exposto na batalha, essa linha contém os órgãos mais vitais e a menor quantidade de proteção.

Esta “vulnerabilidade da linha média” também é evidente nos seres humanos, o que pode ter algo a ver com o motivo pelo qual fechamos os braços como um gesto defensivo quando conversamos com alguém em quem não confiamos e abraçamos aqueles que gostamos.

Por isso, se o seu gato rolar no chão para mostrar sua barriguinha, considere isso como um “eu te amo”. Mas não se empolgue!! Isso não significa que ele quer você saia correndo para apertar aquelas gordurinhas fofas, apenas que ele confia em você, e não que eles querem algo de você, entendeu??

3- O fator distância

Não podemos medir a forma como os gatos demonstram amor a partir de nós mesmos. Muitas vezes, relacionamentos amor com proximidade e reciprocidade, mas com os gatos nem sempre funciona assim. Para nos relacionarmos com eles, precisamos expandir a nossa mente e nos libertar da caixinha.

Cada gato tem sua maneira única de demonstrar afeto. Enquanto alguns gatos amam colos, outros simplesmente odeiam. Não existe uma regra, nem um termômetro que meça a quantidade de amor presente em cada gesto do seu gatinho. Nosso desafio é aceitar e apreciar cada gesto único porque eles são, acredite ou não, igualmente significativos

Um gatinho com instinto caçador mais aguçado já está fazendo um grande trabalho em conviver de boas no ambiente do seu humano, fechando os olhos e dormindo tranquilamente por longas horas ao dia.

Se podemos te dar um conselho, não tente forçar o seu gatinho a ser o que ele não é, aprenda a curtir e desfrutar do belo relacionamento que vocês construíram juntos! 🙂

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...