Os gatos são mesmo animais incríveis! Você sabia que eles ficam muito atentos à tudo o que os seus donos fazem, imitando até o seus hábitos? Mais do que isso: com base nas reações e expressões de seus donos, eles também percebem o mundo ao redor e aprendem como reagir às situações.

Um estudo italiano publicou recentemente o resultado de uma pesquisa realizada com 24 gatos e seus donos para analisar como os animais prestavam atenção às reações dos humanos. O experimento aconteceu assim: as duplas foram colocadas em uma sala com um ventilador cheio de fitas plásticas de cor verde. O ambiente contava com apenas uma única saída, num ponto onde estavam localizadas uma tela e uma câmera.

O objetivo da pesquisa era investigar se os gatos interpretam a informação emocional enviada pelos seus donos diante de um objeto desconhecido, e se isso pode direcionar o seu comportamento.

No primeiro momento, os donos entravam na sala com seus gatos e apenas ficaram observando o ventilador de forma neutra. Logo após, expressaram uma reações de medo ou felicidade, mas sempre olhando do objeto para o gato e do gato para o objeto.

O estudo concluiu que em 79%  da vezes os animais observavam o ventilador e o dono, como se estivessem buscando entender o que estava acontecendo. Quando o dono apresentava a reação negativa (medo), os gatinhos começavam a olhar mais na direção da tela, onde também estava localizada a única saída. Sendo assim, os gatos estavam preocupados e buscavam encontrar uma maneira para fugir.

Mas o que isso tudo tem haver com o seu cotidiano e o do seu gato? Muita coisa!! O estudo aponta a necessidade de estarmos mais atentos às nossas reações. Se sentimos medo ou ira, assim como as crianças, os gatos também podem perceber e acabar copiando os mesmos sentimentos – dependendo de quais sejam, isso pode ser prejudicial para eles.

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...
  • Dony

    Haver não. “A ver”!