Muitos gateiros possuem dúvidas sobre como proceder com a saúde bucal dos seus gatinhos e acabam negligenciando alguns cuidados. A Coluna Vet de hoje vai abordar esse assunto que é de grande importância para que o seu gato permaneça saudável.

Você sabia? Os primeiros dentinhos de um gato começam a nascer por volta da segunda semana de vida, enquanto que a troca dos dentes de leite começa a acontecer a partir do quarto mês de idade e se estende até o sexto mês para a maioria deles.

Mesmo assim, é preciso começar a praticar a higiene bucal do seu gatinho desde cedo, pois quanto antes acostumá-los à manipulação da região bucal, mais fácil ficará o processo de escovação dentária quando ele estiver na fase adulta.

É fundamental para a manutenção da saúde oral a escovação dentária, se possível, diária.

O cuidado bucal pode ser introduzido de uma forma gradual.  Nas primeiras vezes você pode enrolar uma gaze no dedo ou escovas de dedo para bebês e, suavemente, massagear a gengiva, bochecha e dentes. Quando o gatinho já estiver mais acostumado deve substituir a gaze por uma escova dental com cerdas macias e de preferência com cabeça pequena. Use pasta de dente elaborada especialmente para a saúde bucal de cães e gatos para a escovação, porque os produtos desenvolvidos para os humanos podem ser tóxicos aos animais.

Assim como nós, humanos, os gatos também são suscetíveis às doenças periondontais, como:

  • Placa bacteriana é o acúmulo de restos de alimento nos dentes, mais comumente chamada de tártaro (que ao fermentarem liberam compostos com enxofre, o responsável pelo mau cheiro). É importante lembrar que o acúmulo de placa pode ser o responsável por demais problemas que podem ocorrer!
  • Cárie é uma infecção que geralmente ocorre no colo do dente, junto à gengiva;
  • Gengivite é a inflamação da gengiva, que fica vermelha e inchada;
  • Estomatite é a doença ou inflamação que ocorre na cavidade bucal, por exemplo, as aftas;
  • Exposição de raiz dentária, causada pelo acúmulo das placas bacterianas, que gera muita sensibilidade e dor.

Todos esses problemas podem causar, além do mau hálito, a perda de apetite, fraturas dentárias, perda dos dentes, até doenças mais sérias que podem comprometer órgãos vitais como o coração, os pulmões, o fígado e os rins.

Comprometidos com a importância desse cuidado, o Cat Club está disponibilizando em sua loja online, diversos produtos voltados para a manutenção da higiene bucal do seu bichinho. Acesse o link para visualizar: https://www.catclub.com.br/pet-club/cuidado-e-beleza/higiene-bucal

Se o seu gatinho apresentar quaisquer desses sintomas, leve-o imediatamente ao médico veterinário. Cuide do sorriso de quem você ama.

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...