O objetivo desse post não é banalizar a importância dos gatos permanecerem em ambientes seguros e telados, mas apenas em compreender um pouco mais sobre o incrível funcionamento do seu organismo felino.

Em 2012, em Boston, nos Estados Unidos, uma gatinha sobreviveu após cair de uma altura de 19 andares. Por incrível que pareça, esse fato não surpreende os biólogos, porque eles são convictos de que a sobrevivência dos gatos nessas situações é apenas uma questão de física, biologia da evolução e fisiologia.

Em um estudo realizado em 1987, que analisou casos de 132 gatos que caíram de grandes alturas e foram levados para uma clínica veterinária especializada em emergências em Nova York, os cientistas observaram que 90% dos animais sobreviveram e apenas 37% precisaram de atendimento de emergência para continuar vivos.

Os pesquisadores confirmam que os corpos dos gatos se desenvolveram para resistir a quedas porque possuem uma área de superfície do corpo grande em relação ao peso, o que reduz a força com que chegam ao chão em uma queda. A velocidade máxima alcançada por um gato em queda é menor comparada a humanos e cavalos, por exemplo.

Você sabia que os gatos são animais que foram adaptados para viver essencialmente em árvores, assim como os macacos e outras criaturas? Por essa razão, mais cedo ou mais tarde eles acabarão caindo na hora de saltar ou capturar uma presa. A evolução possibilitou a eles a capacidade de sobreviver a quedas. Dessa forma, o gato doméstica ainda preserva essas adaptações instintivas.

Outra característica incrível é que os gatos conseguem estender as patas para criar um efeito de paraquedas. Isso permite que eles expandam  a área de superfície do corpo, o que reduz os riscos enquanto estão caindo. Quando finalmente eles chegam ao chão, seus fortes músculos absorvem o impacto.

Mas não é por isso que a gente vai dar mole com nossos gatinhos em qualquer janela, certo? Os gatos domésticos tendem a ser mais sedentários, ficam acima do peso e fora de forma, e suas habilidades se tornam reduzidas.

Por isso, telas nas janelas é um artigo fundamental na casa de todo gatinho!

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...