Se você é dono de gato, com certeza já procurou saber os motivos que levam os bichanos a serem literalmente, ficcionados por uma caixa de papelão.

Quem nunca passou pela frustração de comprar um brinquedo muito legal pro bichinho e vê-lo trocar o presente pela própria embalagem? Grandes, pequenas, de sapatos, ou de eletrodomésticos, qualquer modelo de caixa satisfaz a alegria deles. Mas por que será que eles gostam tanto de caixas?

Os gatos adoram aqueles lugares onde podem se sentir protegidos e uma caixa de papelão cumpre perfeitamente esse papel. Eles podem ficar deitados ou escondidos nelas por um longo período de tempo, esperando o momento certo para aprontar uma emboscada para cima de quem estiver passando na hora.

Alguns estudos já apontam que que os gatos sentem segurança e conforto em lugares fechados e apertados. Essa é a explicação mais provável que justifique o amor platônico que o seu bichano nutre pelas caixas. Mas acredite: a mente felina é tão misteriosa, que às vezes é difícil até para os especialistas compreenderem certos comportamentos.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Utrecht, na Holanda, avaliou níveis de estresse entre os gatos de um abrigo. Eles foram divididos em dois grupos: o primeiro grupo recebeu caixas de papelão, enquanto o segundo não recebeu. O estudo mostrou que os gatos que receberam as caixas ficaram muito menos estressados que os outros, adaptando-se mais rápido ao ambiente, até interagindo melhor com os humanos.

Se considerarmos que a primeira reação de um gato diante de um estresse é se retirar e se esconder, as caixas de papelão são excelentes refúgios para os bichanos. Isso serve tanto para gatos selvagens, quanto para gatos domésticos.

Por isso, não hesite em deixar uma caixinha disponível para o seu gato, com certeza, ele vai curtir muito o presente.

 

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...