Quem é gateiro e nunca passou por isso não pode ser gateiro de verdade! Quem tem gatos em casa sabe que é praticamente impossível dormir uma noite inteira sem interrupções dos bichanos.

Agora, o que deixa a gente abismado mesmo, é a capacidade desses peludinhos acordarem a gente um pouco antes do nosso próprio despertador tocar. Como será que eles conseguem fazer isso?? E por qual razão eles desenvolvem esse comportamento?

Deixa eu te explicar uma coisa e talvez isso deixe você um tanto boquiaberto. Os gatos não são noturnos. Isso mesmo meus amigos! Não precisa coçar os olhos porque você está lendo certinho, beleza??

Os nossos bigodinhos são animais crepusculares e isso significa que eles são mais ativos no entardecer e no amanhecer.

Seus ancestrais não iam para a caça no sol de rachar do meio dia, muito menos na escuridão completa da madrugada. Embora sua visão seja realmente boa no escuro, os gatos não enxergam na ausência de luz total. É claro que os gatos dormem à noite, mas em intervalos menores. Por isso, diz-se que eles são noturnos.

A verdade é que a natureza é a grande culpada para esse comportamento crônico nos gatos. O relógio biológico deles é programado para despertar quando os primeiros raios de sol surgem no horizonte. Dependendo da hora em que nasce o sol, os gatos podem acordar mais cedo ou mais tarde. 

Por um minuto, pense que você é um gatinho. Se você acordar bem cedo, certamente nada estará acontecendo ao seu redor e você vai ficar muito entediado e aborrecido com isso. A primeira coisa que irá fazer é despertar o seu dono para que ele possa lhe dar atenção. Entendeu??

Agora, se você corresponder ao seu gato toda vez que ele te rodear, miando e cutucando, arranhando os móveis e cravando as unhas no seu colchão, sinto em informar, mas você estará agindo como um bobo da corte no reinado do seu gatinho! Sua atitude só irá reforçar cada esse comportamento e você será o seu eterno servo do seu gato, vivendo apenas para satisfazer suas necessidades reais.

Mas também não adianta fingir que está dormindo, ou partir para agressão, como gritar com seu gato, bater nele ou qualquer outra coisa do tipo. Esse forma de resistência também não funciona com os gatos e poderá traumatizá-los.

As coisas mais importantes a serem lembradas sobre a “síndrome da manhã” é que é uma tendência natural para os gatos acordar e se tornarem ativos logo ao amanhecer e que os donos inadvertidamente respondem a esta tendência alimentando o gato com atenção e comida. Se você não tiver cuidado, o gato que você alimenta às 6hs começará a pular na sua cama às 5:45hs. Se você atender o seu gato às 5:45 hs, da próxima vez ele te acordará as 5:30hs e então 5:15hs até você começar a ser acordado realmente de madrugada.

Hábitos que podem ajudar

  • Tente fazer com que a última alimentação de seu gato seja na hora de dormir (isto ajudará em seu sono);
  • Alimente o seu gato duas vezes ao dia, em horário definido, mas não o alimente como primeiro ato pela manhã;
  • Mantenha seu gato ocupado durante o dia com exercícios, jogos, brinquedos;
  • Cortinas grossas e opacas à prova de luz nos cômodos da casa proporcionam uma noite de sono mais longa aos dois;
  • Se seu gato não tem um outro companheiro, providencie um irmãozinho para ele, assim você deixará de ser sua unica opção de diversão. 

 

Esperamos que essas dicas te ajudem a amenizar esse comportamento do seu gatinho! 🙂

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...