Quem tem gatinhos em casa sabe que uma das coisas que eles mais fazem é ronronar, e que  essa é uma das características mais  marcantes de algumas espécies felinas. Mas será que todos os felinos ronronam?

A resposta é não. Leões, leopardos e tigres não conseguem ronronar porque segundo alguns estudos, a sua laringe não é rígida o suficiente para produzir a vibração.

Mas você saberia dizer o que exatamente é o ronrom? Ele é uma vibração em baixa frequência (27Hz), produzida na laringe do gato, que acaba gerando um som muito característico, como de um motor de carro em funcionamento. O volume do ronrom também pode variar. Existem gatos que ronronam bem baixinho, quase inaudível, enquanto outros gatos ronronam tão alto, que seus donos não consegue dormir no mesmo ambiente que eles.

O ronrom vêm da garganta dos gatos, mais precisamente através da musculatura da laringe com o apoio dos músculos intercostais (entre as costelas), nos movimentos de inspiração e expiração. Acredite se quiser: os gatos também podem ronronar enquanto estão miando! Apesar de já conhecermos o modo de funcionamento desse poderoso motorzinho, a verdade é que ainda nos falta descobrir os motivos pelos quais os gatos ronronam, e se esses ronrons possuem significados específicos em diferentes situações.

Sabe-se que logo após o nascimento, os gatinhos ronronam, assim como as suas mamães também ronronam bastante, mas ainda não existe uma explicação para isso. Acredita-se que mães e filhotes ronronam para estimular o contato entre si. Enquanto adultos, os gatos costumam ronronar durante contato físico com outros gatos que lhe são familiares e amigáveis.

Seu gatinho ronrona quando está com você?

Os gatos também costumam ronronar junto aos humanos com quem possuem uma relação de proximidade e afeto. Esse comportamento pode reproduzir a mesma função que tinha na infância, como solicitar carinho ou demonstrar contentamento. Por isso, o ronronar pode ser considerado uma expressão de felicidade de um gato.

 

O ronronado de urgência

Os gatos também pode emitir ronronados quando desejam alguma coisa, especialmente quando estão com fome. Esse tipo de ronronar (chamado de ronronar de urgência) é diferente daquele emitido em situações de relaxamento (chamado de ronronar de não urgência). Cientistas já descobriram  que a frequência desse tipo de ronrom é semelhante ao choro de um bebê, e isso torna os humanos mais propensos corresponder a esse tipo de vibração.

Apesar de tudo isso, é importante compreender que nem todo ronrom está associado a coisas agradáveis. Nem sempre quando um gato ronrona é porque está feliz. Às vezes os gatos ronronam porque estão se sentindo desconfortáveis. Se você realmente deseja compreender cada vez mais o seu gato, é importante desenvolver a habilidade de ler o que a linguagem corporal dele diz.

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...