Você já deve ter visto pela internet, algum vídeo de gato derrubando objetos dos seus donos no chão. São centenas de gravações de várias partes do mundo que registram esse curioso comportamento dos bichanos.

Todo dono de gato sabe que é fundamental não deixar objetos de valor na beirada de mesas ou estantes, já que o chão é o destino certo de tudo isso. 

A verdade é que os gatos, assim como os humanos, também sentem a necessidade de tocar objetos para percebê-los melhor. Mas por que em vez de simplesmente tocarem nesses objetos, os gatos se sentem compelidos a jogá-los ao chão?

Bem, a resposta para esse mistério não é nada complicada. Este comportamento pode ser encarado como uma forma de brincadeira, movida por instinto e necessidade de atenção. Continue a leitura que você vai compreender…

As brincadeiras para os animais são uma forma de praticar e desenvolver as ferramentas necessárias para a sua sobrevivência, como a caça, por exemplo. Assim, os gatos conseguem testar como as coisas funcionam no mundo. Dessa forma, como exímios caçadores que são, os gatos enxergam os objetos como possíveis presas e esse comportamento está relacionado com uma tentativa de fazer a “presa” se movimentar.

 

Outra explicação possível para o fato dos gatos derrubarem objetos é a necessidade de atenção, e quando ela é oferecida pelos humanos, reforça este tipo de comportamento, fazendo com que eles continuem a derrubar os objetos no chão.

Por isso, forneça brinquedos para o seu gato para que ele não resolva brincar com as suas próprias coisas! E também fique atento ao seu ambiente: veja se existe algum objeto em potencial que possa ser derrubado e troque-o de lugar. Assim, você evita prejuízos e acidentes!

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...