Existem gatinhos que adoram um pedacinho de pano para chupar. O hábito de “mamar” em pedaços de pano ou mesmo no pescoço e no dedo do dono é comum entre os felinos, não importa a idade. Na maioria dos casos, o gesto está relacionado ao desmame precoce. 

Os especialistas afirmam que esse hábito oral se equipararia a uma criança chupar o dedo ou o bico. Muitos acreditam que os felinos fazem isto por terem ficado órfãos muito cedo. 

O ideal é que eles fiquem com suas mães até, pelo menos, completarem entre seis e onze semanas de vida, caso contrário podem demonstrar comportamento de filhotes, mesmo quando já estiverem adultos.

Muitas vezes o animal quando ainda é novo preserva esse reflexo de sucção do leite por um tempo, e involuntariamente ele pode acabar confundindo determinadas estruturas com a mama de sua mãe e iniciar o ato de sucção. Isso ocorre porque, nos animais, grande parte do cérebro é destinada as ações instintivas.

Geralmente os gatos cessam esse hábito quando atingem a idade adulta, mas isso não é uma regra. A verdade é que os nossos bigodinhos são animais cheios de manias e muitos gatos continuam apresentando esse comportamento mesmo quando adultos.

Mas não podemos esquecer do risco do gato acabar ingerindo fios de tecido, prejudiciais à saúde. Esse material acaba formando um corpo estranho em seu estômago porque não consegue eliminar os fios da mesma forma como expele as bolas de pêlos. 

Por isso, não se deixe o animal sugar tecidos que possam desfiar. É importante estimular o gato a brincar. Na falta desse tipo de atividade, ele inventa algo lúdico para fazer e uma dessas coisas é ‘mamar’, mas isso não é o ideal. 

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...