Antes de mais nada, a língua do gato é muito diferente da língua dos cachorros e possuí algumas características curiosas e interessantes.

A língua do gato é uma ferramenta perfeita para auxiliar na alimentação, higiene e manutenção da saúde geral desses felinos. Quando eles ficam com a língua para fora da boca pode significar várias coisas.

Com toda certeza, quem tem gatos já presenciou momentos que eles ficam com uma pequena parte da língua rosada saindo p´ra fora da boca. Quem é que não se encanta com a cena? Sem dúvida, é uma das coisas mais fofas que eles fazem.

Geralmente isso ocorre enquanto estão dormindo, no entanto, pode acontecer também em outros momentos. Quase sempre são em momentos de relaxamento, mas existem outros motivos para fazem com que um gatinho fique com a língua para fora da boca.

Mas o que realmente significa a língua do gato ficar pra fora da boca? A principio, vamos revelar alguns fatos sobre a língua dos gatos. Em segundo lugar, explicaremos porque os gatos ficam com a língua para fora da boca e quando você deve se preocupar com esse comportamento.

Olhando de perto a língua do gato

A língua do gato é uma ferramenta perfeita para auxiliar na alimentação, higiene e manutenção da saúde geral desses felinos.

Ao contrário da língua humana, que é relativamente lisa, a língua do gato é coberta com pequenas farpas chamadas papilas. Essas são como espinhos que se curvam para trás para capturar cabelos e pedaços de comida.

Certamente, quem já foi lambido por um gato, sabe a sensação da língua áspera e seca que eles possuem.

Gatos se lambem quase o tempo todo para se limparem. Isso é um instinto que herdaram de seus ancestrais. Na natureza, qualquer vestígio de aromas de comida que ficassem em seu corpo, era um convite para predadores. E eles mantêm isso até hoje.

Ao se lamberem, as papilas da língua do gato recolhem todos os resíduos e pelos soltos.

Agora que já sabemos o básico sobre a língua dos gatos, vamos conhecer os motivos deles colocarem a língua para fora da boca.

Por que os gatos mostram a língua?

Com certeza, no nosso caso, podemos usar as mãos para retirar o intruso. No entanto, os gatos não conseguem fazer isso. Em outras palavras, a língua do gato não permite que ele cuspa a comida e suas patas também não ajudam muito.

Como vimos antes, uma das funções da língua dos gatos é realizar a limpeza dos pelos. Nesse sentido, quando alguma coisa fica presa nas farpas da língua, é muito difícil para o gato conseguir soltar. De maneira idêntica, seria como se nós tivéssemos um cabelo na boca.

Se um gato está tentando soltar algo desconfortável que ficou preso na boca, ele vai ficar colocando a língua para fora. É uma maneira de expulsar o que está incomodando. Esse é o primeiro motivo que faz com que um gato coloque a língua para fora.

Gato dormindo com língua para fora

Sem dúvida, essa é uma cena fofa que a maioria das pessoas adora, e ocorre quando um gato está completamente relaxado.  Nesse momento, ele está tão relaxado que afrouxa a mandíbula o suficiente para que um pouco da língua fique de fora.

Da mesma forma que você pode ver espasmos involuntários enquanto seu gato dorme, também pode ver a pequena língua cair de sua boca enquanto ele está curtindo seu sono.

Entretanto, isso não é motivo para se preocupar. Gatos dormirem com a língua para fora é perfeitamente normal e lindo.

A única certeza que você deve ter, é que ele confia em você e gosta do ambiente onde está. Dessa forma, ele consegue dormir  tão relaxado e tranquilo. Por certo, seu gato é feliz e está saudável. Como resultado, tem um sono tranquilo.

No entanto, existem casos em que colocar a língua para fora da boca pode ser sinal que algo não está bem. Continue lendo e veja quando isso acontece.

Quando a língua do gato para fora da boca é um sinal de alerta?

Quando eles colocam a língua para fora repetidamente, podem estar tentando tirar um gosto ruim ou algo que esteja incomodando.

Embora isso seja normal, você deve prestar atenção se durar mais de um ou dois minutos. Nesse caso, verifique se há feridas na boca do gato ou se algo está preso em seus dentes.

Doenças periodontal é outra causa comum que fazem os gatos babar e ficarem com a língua para fora. Eles podem desenvolver gengivite e periodontite, que são infecções bacterianas causadas pela higiene dental inadequada.

Da mesma forma, podem sofrer com cáries dentárias ou ter um dente lascado. Com toda certeza, essas condições levam a uma inflamação dolorosa na boca. Se não forem tratados, podem se tornar graves e contribuir para uma condição chamada estomatite em gatos. Nesse caso, úlceras dolorosas se formam na boca do gato, por consequência, acabam colocando a língua para fora seguidamente.

Um gato também pode ficar com a língua para fora quando está com dificuldade de respirar. Isso pode ser sinal de infecção respiratória. Se você suspeitar desse quadro, procure outros sinais de desconforto, como falta de ar e falta de equilíbrio. Nesse caso, o gato também deixa de comer e não se lambe devidamente para se limpar.

Um gato intoxicado ou envenenado pode ficar colocando a língua para fora tentando se livrar da irritação na boca. Em gatos idosos, ficar colocando a língua para fora repetidamente ou não conseguir mantê-la na boca pode ser sinal de demência em gatos.

Por certo, não precisamos alertar que, nos casos acima, você deve levar seu animal para avaliação veterinária.

Um gato fica com a língua para fora quando está com calor?

Os gatos são animais homeotérmicos, o que significa que a temperatura do corpo não pode variar muito além do normal. A temperatura do corpo dos gatos fica entre 38 e 39 graus Celsius.

Em dias quentes, um gato sente calor  e, como resultado, pode ficar com a língua para fora da boca, a fim de regular sua temperatura.

Quando expostos a locais muito quentes, os gatos podem sofrer insolação. Os sinais de insolação incluem a língua para fora com uma cor muito vermelha (não o rosa saudável). Além disso, também ficam babando, ofegantes e com falta de equilíbrio.

Enjoo também pode fazer um gato ficar com a língua para fora

Algumas pessoas sentem enjoo quando andam de carro, de maneira idêntica, os gatos também podem sentir enjoo nessa situação.

Se você levar seu gato para passear de carro e notar que ele está colocando a língua para fora da boca, babando e ofegante, é sinal que está com enjoo.Viajar com gato requer cuidados especiais.

As razões para o enjoo nos gatos podem incluir o medo do ambiente desconhecido, desequilíbrio no ouvido interno que faz ele se sentir tonto quando o carro está em movimento, ou até mesmo uma lembrança perturbadora de uma má experiência passada.

Nesse caso, os sintomas diminuem e desaparecem quando ele sair do carro e voltar para casa.

Por que os gatos ficam com a língua para fora – Conclusões

A língua do gato é projetada para prender comida e cabelo e, as vezes, isso torna muito difícil para ele se livrar de algo desagradável que esteja na sua boca.

Os gatos são suscetíveis a doenças dentárias, insolação, envenenamento, enjoo e outras doenças e infecções, que podem levar à salivação excessiva e a colocar a língua para fora da boca. No entanto, essas causas apresentam outros sinais.

Essa pequena ponta da língua saindo de vez em quando é cativante e uma excelente oportunidade para uma foto.  Com toda certeza, a imagem do seu filho de 4 patas em um momento tão fofo fará sucesso em suas redes sociais.

A baba excessiva ou a incapacidade de retrair a língua adequadamente deve ser tratada com um profissional de saúde.

Sem dúvida, uma das melhores maneiras de sabermos o que acontece com nossos companheiros animais é conhecê-los bem. Uma mudança no comportamento já indica que ele está nos querendo dizer algo. Animais não falam, no entanto conseguem transmitir tudo o que sentem, basta prestarmos atenção.

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...