Quem nunca reparou nos olhos de um gato e ficou se perguntando o motivo pelo qual ele está sempre diferente? Hora as pupilas estão dilatadas e enormes, e em outra, ficam tão retraídas que só se vê uma leve linha vertical.
O que acontece é que a pupila dos gatos dilata ou contrai conforme a quantidade de luz presente, permitindo uma melhor visualização do ambiente. É por isso que na maioria das vezes, observamos que durante o dia, quando há mais claridade, a pupila fica como uma linha vertical e à noite se torna redonda.
No entanto, os felinos enxergam menos quando há muita luz. Por serem felinos de hábitos de caça noturnos, seus olhos têm a capacidade de enxergar bem melhor em ambientes escuros.
Apesar do que muita gente acredita, gatos não são capazes de enxergar na escuridão total, mas seus olhos conseguem captar mínimas quantidades de luz existente em um ambiente.

Pupilas dilatadas: Quando o gato está relaxado, animado e brincalhão (totalmente dilatadas). Mas, em alguns casos pode significar medo ou um estado agressivo (semi dilatada). E claro: deve-se levar em consideração a quantidade de luz no ambiente.

pup1

Pupilas retraídas: Quando o ambiente em que o gato está é muito iluminado, ou em situações de tensão ou estado agressivo. E mais uma vez: levando em consideração a quantidade de luz no ambiente.

pup2

ATENÇÃO: Em algumas doenças, as pupilas dos gatos ficam dilatadas constantemente.
Gatos com uma pupila dilatada e outra contraída ao mesmo tempo, ou simplesmente em tamanhos diferentes (Anisocoria) também podem estar com algum problema sério. Leve-o ao veterinário se esse for o caso.

Gato com pupilas diferentes, o que pode ser sinal de alguma doença.
pup3

CURIOSIDADE:
Quando um gato cumprimenta um outro gato ou uma pessoa com piscadas lentas, lânguidas, ele está comunicando carinho. Este gesto é também conhecido como, o “beijo do gato”.
Por quê? Porque no mundo felino, fechar os olhos na presença de outro é o último sinal de confiança.
Ao piscar lentamente para seu gato, você está comunicando que você está ciente da sua presença e não representam uma ameaça. Então, da próxima vez que seu gato piscar para você, tente devolver o gesto.

blink

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...