Quem nunca reparou nos olhos de um gato e ficou se perguntando o motivo pelo qual ele está sempre diferente? Hora as pupilas estão dilatadas e enormes, e em outra, ficam tão retraídas que só se vê uma leve linha vertical.
O que acontece é que a pupila dos gatos dilata ou contrai conforme a quantidade de luz presente, permitindo uma melhor visualização do ambiente. É por isso que na maioria das vezes, observamos que durante o dia, quando há mais claridade, a pupila fica como uma linha vertical e à noite se torna redonda.
No entanto, os felinos enxergam menos quando há muita luz. Por serem felinos de hábitos de caça noturnos, seus olhos têm a capacidade de enxergar bem melhor em ambientes escuros.
Apesar do que muita gente acredita, gatos não são capazes de enxergar na escuridão total, mas seus olhos conseguem captar mínimas quantidades de luz existente em um ambiente.

Pupilas dilatadas: Quando o gato está relaxado, animado e brincalhão (totalmente dilatadas). Mas, em alguns casos pode significar medo ou um estado agressivo (semi dilatada). E claro: deve-se levar em consideração a quantidade de luz no ambiente.

pup1

Pupilas retraídas: Quando o ambiente em que o gato está é muito iluminado, ou em situações de tensão ou estado agressivo. E mais uma vez: levando em consideração a quantidade de luz no ambiente.

pup2

ATENÇÃO: Em algumas doenças, as pupilas dos gatos ficam dilatadas constantemente.
Gatos com uma pupila dilatada e outra contraída ao mesmo tempo, ou simplesmente em tamanhos diferentes (Anisocoria) também podem estar com algum problema sério. Leve-o ao veterinário se esse for o caso.

Gato com pupilas diferentes, o que pode ser sinal de alguma doença.
pup3

CURIOSIDADE:
Quando um gato cumprimenta um outro gato ou uma pessoa com piscadas lentas, lânguidas, ele está comunicando carinho. Este gesto é também conhecido como, o “beijo do gato”.
Por quê? Porque no mundo felino, fechar os olhos na presença de outro é o último sinal de confiança.
Ao piscar lentamente para seu gato, você está comunicando que você está ciente da sua presença e não representam uma ameaça. Então, da próxima vez que seu gato piscar para você, tente devolver o gesto.

blink

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...
  • Talita

    Eu sempre tento deixar a luz acesa pra minha gatinha MIa quando saio de casa, porque acho que ela fica melhor, ela inclusive fica bem menos carente quando eu chego e a luz está acesa… Já mandei o artigo pro meu marido, já que ele sempre reclama!
    outra coisa é que eu e Mia sempre nos cumprimentamos com o “beijo do gato” que legal!
    bj

  • Nivaldo

    Muito lindo os babadinhos dentro do olho do gato.

    • Valeria Lima Mota

      Oi Fabiano . Geralmenre eles ficam tranquilos sozinhos .. coloque brinquedos pra ele se distrair .. arranhador e até locais que ele possa se esconder .. Eles adoram isso ..daí o motivo de se enfiarem sempre em caixas de papelão … Se quiser adotar um gatinho será ótimo também .. no entanto procure castrar ambos e de preferência o novo gato deve ser filhote e do sexo oposto ao do seu gato ..ou seja, se vc tiver um macho adote uma fêmea ..isso evita competição .. com dois gatos vc precisará também de duas caixas de areias pois eles não gostam de dividir o lugar de fazer as necessidade pq são mto fresquinhos rsrs … Boa sorte

  • Fabiano

    Olá Pessoal ! Boa tarde. Moro em apartamento e adotei um gatinho de rua. Dei todos os cuidados necessários. E ele já vai fazer um ano conosco. Eu e minha esposa trabalhamos o dia inteiro. É só o vemos ao sair e a noite quando chegamos. Finais de semana ficamos inteiro com ele. Porém fico preocupado com o bem estar dele. Penso em pegar mais um gato para lhe fazer companhia. Mas como moramos em apartamento. Sempre ficamos na dúvida. Como conseguiria saber se o meu gato está feliz sozinho? É necessário outro gato?
    Vale lembrar que quando chegamos damos toda a atenção pra ele. Obrigado !!!

    • patricia

      aconselho ter outro gato para fazer compania, pq ele fica sozinho uma hora pode ter depressão :(, eu moro em luga pequeno tambem e tenho dois gatos por justamente isso para um nao ficar sozinho, mas como vc tem esse a bastante tempo e logo adotar outro vai ter uma briguinha entre eles, vai demorar uma semana a duas para ter uma adaptação boa, pesquise sobre um como lidar quando vai adotar um outro gato ja tendo um dentro de casa, com tempo vc vai amar os dois e vai ri muito nas brincadeiras que eles fazem, é muito bom mesmo rsrs

    • Maria Cruz

      Vivi uma situação idêntica e acabei por adotar um outro gato. Felizmente, entenderam-se bem e hoje são grandes amigos. Brincam muito e noto que o meu primeiro gato está muito mais feliz. Fico mais descansada quando estou muitas horas fora de casa. Convém, no entanto, fazer a aproximação gradualmente, tal como aconselham os especialistas. Resta dizer que o segundo gatinho foi resgatado da rua também, e que ele está muito agradecido por isso. Boa sorte.

    • GCB

      Também tenho essa dúvida!

    • Valeria Lima Mota

      Oi Fabiano . Geralmenre eles ficam tranquilos sozinhos . coloque brinquedos pra ele se distrair .arranhador e até locais que ele possa se esconder .Eles adoram isso .daí o motivo de se enfiarem sempre em caixas de papelão … Se quiser adotar um gatinho será ótimo também .. no entanto procure castrar ambos e de preferência o novo gato deve ser filhote e do sexo oposto ao do seu gato ..ou seja, se vc tiver um macho adote uma fêmea ..isso evita competição .. com dois gatos vc precisará também de duas caixas de areias pois eles não gostam de dividir o lugar de fazer as necessidade pq são mto fresquinhos rsrs … Boa sorte

  • Carolina Gonçalves

    Olá Boa noite
    Adotei dois gatinhos bebés mas um deles anda sempre a tropeçar e tem sempre as pupilas dilatadas , tenho medo que seja cego , como tenho a certeza?
    Obrigada !

  • Allana Calina

    Lindo ensinamento pra quem não conhece!! Esses felinos são maravilhosos e o amor recíproco gera amor longínquo

  • Rachel Pardo

    Adotei um gatinho filhote cego, os olhos dele são iguais a um gato normal, mas a pupila demora mais para dilatar ou contrair com a luz. Foi diagnosticado que é cego por que ele não responde ao exame de luz, não reage a objetos muito próximos. Em casa reparei que em contraste com a luz, fazendo sombra bem definida na parede, ele persegue e tenta tocar. Não sabemos se ele sofreu algum trauma e não apresentou verme. Existe algum exame que diga o motivo da cegueira? Existe tratamento para esse perfil de gato? Não me importo dele ser cego, ele é muito ativo e feliz, parece não se importar tbm, mas se posso quero garantir a melhor qualidade de vida a ele. (Estou aguardando os resultados de FIV e FELV) obrigada 🙂

  • Sonia Dias Rebelo

    Estou á procura de resposta para o que acontece com o meu gato, as pupilas deles oxcilam, ele está parado e a parte da cor está sempre a mexer como se estivesse a flutuar, axo que não é normal pois tenho um outro gato e nunca vi isso nele.