Estão surgindo potinhos pretos no queixo do seu gatinho? Saiba que esse problema muito comum entre os bichanos é famosa acne felina. Por incrível que pareça, cravos e espinhas não aparecem apenas em humanos e se isso está acontecendo com seu gato, é importante iniciar o tratamento mais rápido possível.

Em primeiro lugar, esse post não substitui uma consulta com o veterinário. Só ele poderá explicar de forma mais aprofundada, as razões pelas quais os sintomas da acne felina está surgindo no seu gato.

A acne felina é uma doença de pele que pode ser desencadeada por processos alérgicos, geralmente à bebedouros e comedouros de plástico, e também pela falta de higiene. A verdade é que não está totalmente comprovado que os comedouros de plástico provocam a acne felina, mas é fato que ela melhora quando as vasilhas de plástico são substituídas por recipientes de outros materiais, como louça, aço inox ou vidro.

Se acne não for tratada, pode virar um problema maior e levar à chamada piodermite (infecção de pele). Com o tempo, esta obstrução incomoda o animal que coça ou esfrega a região afetada em objetos, piorando o problema. O cravo então inflama e depois infecciona. O ponto da lesão aumenta de tamanho, fica avermelhado, quente e dolorido com a presença de pus causando um incômodo ainda maior. Nesta fase temos a famosa espinha.

 

 

A coceira então piora e ao esfregar o local em objetos ou com a pata, na tentativa de aliviar o incomodo e a coceira, a infecção se espalha piorando muito o quadro. A melhor maneira de prevenir o problema é ficar atento as regiões frequentemente acometidas como o queixo, lábios e base da cauda, mantendo-as sempre limpas e secas.

Para prevenir a acne, evite potes de plástico e lave diariamente o comedouro com sabão neutro e não deixar resíduos de produto, enxaguando bem. Com atitudes simples é possível manter seu gato saudável e livre deste problema que tanto incomoda.

Agora, se o seu gatinho já manifestou essa doença, procure um médico veterinário imediatamente, para que o tratamento adequado seja iniciado o mais rápido possível, antes que as lesões aumentem e se espalhem, o que provocaria imenso desconforto para o seu bichano.

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...