Enquanto isso na Europa mais uma vitória em prol da causa animal, onde todas as despesas com medicamentos para animais vão passar a ser dedutíveis do Imposto de renda.

A proposta do PAN (O Partido das Pessoas dos Animais e da Natureza) foi aprovada com uma maioria ampla do PS, Bloco de Esquerda, Chega e Iniciativa Liberal. O PSD absteve-se e os comunistas votaram contra.

“Os medicamentos veterinários assumem importância na prevenção e tratamento das doenças que afetam os animais. Atendendo a que na União Europeia, a venda de produtos para saúde animal carece de aprovação oficial (“Registados” ou “Licenciados”) pelas autoridades nacionais e/ou europeias, assente numa avaliação científica por peritos independentes, a despesa com medicamentos veterinários deve também estar sujeita a dedução em matéria de IRS”, podia ler-se na proposta.

O PS entregou uma alteração à proposta relativa aos animais de companhia, que isenta os gatos da dupla taxa e que só exige aos cães não perigosos um registo único no veterinário e o pagamento da taxa anual nas juntas de freguesia, segundo a “Executive Digest”.

A medida foi votada nesta quarta-feira no Parlamento, no âmbito da discussão do Orçamento para 2020.

Os socialistas querem que os donos de gatos passem a fazer o registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC). Já os cães de raças não perigosas só pagam o registo no SIAC uma única vez, mas têm de pagar nas juntas a licença anual. De acordo com o PS, no ano em que é feito o registo no SIAC não é necessária a licença, ou seja, não há duplo pagamento.

Por outro lado, os cães adotados em centros de recolha, donos em situação de carência econômica e sociedades zoófilas ficam isentos da taxa anual após o primeiro ano.

Estamos aqui na torcida para que medidas parecidas sejam tomadas no Brasil onde parece que a vida dos animais não é levada tão a sério pelas autoridades =/

Aurocat, líder suprema da dominação mundial felina.
Venha visitar nossa loja online e nos ajude a financiar nossa conquista.

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...