Gatos são animais extremamente limpos, raramente fazem sujeira pela casa.

Quem adotou um filhote de gato pela primeira vez na vida, já se espantou com a capacidade deles fazerem suas necessidades diretamente na areia, sem treinamento.

Acontece que nem tudo são flores no desenvolvimento do nosso gatinho. Conforme vão crescendo, é muito comum os gatos começarem a urinar pela casa toda e claro, isso deixa seus donos desesperados!

Esse comportamento é conhecido como spraying, quando o gato ou a gata pulverizam urina para demarcação territórial. Embora seja completamente normal os gatos marcarem território com urina no ambiente externo, dentro de casa, não é!

Esse comportamento quase sempre está relacionado ao estresse emocional do bichano, que faz isso para chamar atenção dos seus donos, urinando muitas das vezes, em suas camas, cobertas, tapetes, cortinas e sofás.

Se o seu gato tem comportamento de spraying dentro de casa, é importante levá-lo ao veterinário, uma vez que 1/3 de gatos que fazem spraying no interior sofrem de um problema clínico – cistite, nefrite, insuficiência renal, diabetes, etc.

Agora, considerando que não há causa patológica, vamos para as questões comportamentais:

  • Gatos machos e fêmeas que ainda não foram castrados, tendem a marcar o território com urina. Por isso, programe a cirurgia do seu gatinho. Isso pode acabar com o seu problema de uma vez por todas!
  • Não é saudável que muitos gatos dividam uma mesma caixa de areia. O ideal é ter 1 caixa de areia acima do número de gatos. Por isso, se você tem um gato, precisa de duas caixas; dois gatos, três caixas.
  • O tamanho da caixa é muito importante. Se ela for pequena demais para o porte do seu gato, ele vai começar a se sentir desconfortável nela e procurar outros lugares para urinar e defecar. Lembre-se que os gatinhos crescem e a caixa de areia deve acompanhar o desenvolvimento deles.  O ideal é que ela caiba inteiro dentro da caixa, conseguindo girar sem dificuldades dentro dela.
  • A caixa é aberta ou fechada? Rasa ou profunda? – o gato pode ter preferência por um tipo ou outro
  • A caixa deve ser limpa todos os dias – não negocie isso!!!
  • Evite usar produtos de limpeza perfumados na higiene das caixas.
  • Aonde a caixa sanitária fica? Eles podem não gostar ou ter medo do local (máquina de lavar ao lado, por ex.) ou o caminho até a caixa pode ser ameaçador (passar por alguém ou animal).
  • O granulado sanitário é sempre o mesmo? Os gatos são extremamente táteis e podem detestar pisar em certas superfícies. Introduza outros tipos de granulados na rotina do do seu gato, para ver como ele corresponde.
  • Gatos não gostam de fazer suas necessidades na presença de outras pessoas ou animais. Privacidade também é importante para eles. Talvez a solução para o seu problema seja mudar a caixa de areia para um lugar mais discreto.

Carência emocional

Como foi dito anteriormente, os gatos desenvolvem o comportamento de spraying por causa de estresse. Para além dos fatores que foram listados acima, uma das coisas que mais estressam um gatinho, é a ausência ou falta de atenção por parte do dono.

Sem aquele blabláblá de que os gatos são independentes e não ligam para as pessoas, nós sabemos que eles são muito apegados aos seus donos sim, e se o gatinho fica sozinho o dia inteiro e só tem contato com o dono à noite, mais cedo ou mais tarde, o bichano vai externalizar esse sofrimento.

Por mais amor que se tenha por um animal, somos falhos e podemos deixá-lo carente de atenção. Por isso, brinque muito com seu gato quando estiverem juntos, escove-o, faça carinho e promova um enriquecimento ambiental na sua casa. Mas o que seria esse enriquecimento ambiental?

Enriquecimento ambiental

É a criação de um ambiente mais complexo e interativo, que oferece desafios e novidades que deixam o seu gatinho sempre estimulado, com muita brincadeira e movimento. É simplesmente enriquecer o ambiente com brinquedos, jogos e objetos que vão deixar seu gatinho pirado, como arranhadores, caixas, prateleiras de gato, túneis, etc.

Somos apaixonados por gatos e uma das nossas missões é tornar a vida do seu gatinho mais feliz com produtos pensados especialmente para o bem estar físico e emocional deles! A Loja Cat Club conta com inúmeros brinquedos que vão ajudar a distrair o seu gato:

Brinquedo sisal – para comprar clique aqui

produto sujeito a estoque // Facebook Cat Club

Brinquedo Play Cat – para comprar clique aqui

produto sujeito a estoque // Instagram @ogatopixel // Facebook Cat Club

Brinquedo Circuito para gatos – para comprar clique aqui

produto sujeito a estoque // Facebook Cat Club

Labirinto Cat Box – para comprar clique aqui

produto sujeito a estoque // Instagram @cats7cats

Arranhador Pata de gato – para comprar clique aqui

produto sujeito a estoque // Facebook Cat Club

 

Não é preciso muito dinheiro para criar um ambiente mais divertido para o seu gato. Às vezes você só precisa usar a criatividade e reaproveitar objetos e materiais que são descartados todos os dias!

Facebook Cat Club

A Loja Cat Club também disponibiliza vários modelos e tamanhos de caixa de areia para o seu gatinho!

Banheiro fechado para gatos – para comprar clique aqui

Bandeja Sanitária Furba – para comprar clique aqui

 

É isso pessoal! Esperamos que essas dicas tenham ajudado vocês! 🙂

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...