Você já parou pra pensar na forma como os gatos enxergam o mundo? O artista Nickolay Lamm sim. Ele resolveu produzir uma série de fotografias através das quais, compara a visão humana com a dos felinos.

Com a ajuda de oftalmologistas e veterinários, ele conseguiu reproduzir com quase 100% de precisão a forma como os gatos enxergam as coisas e o mundo ao seu redor.

 Se você ainda é um “jovem padawan” (iniciante) nos assuntos felinos, saiba que o campo visual dos gatos é mais amplo do que o nosso, abrangendo aproximadamente 200 graus, enquanto o dos humanos é de apenas 180 graus, porém, a sua acuidade não é tão boa.

 

A acuidade visual é a capacidade de discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. Simplificando mais, seria o nível de “nitidez” com que o olho consegue enxergar. Dessa forma, você já sabe que a visão dos gatos é mais desfocada que a nossa e por isso, eles possuem uma visão tecnicamente ruim à longa distância; nós conseguimos enxergar de forma clara e precisa objetos que estão até à 60 metros de nós.

Outro dado importante sobre a visão dos gatos é que sua visão periférica é superior à nossa. Ela é importante para locomoção, principalmente à noite ou penumbra, o que é fundamental para os felinos. Os gatos possuem30 graus de visão periférica, 10 a mais que os humanos; e conseguem enxergar de 6 a 8 vezes melhor do que nós em ambientes de baixa luminosidade.

Por fim, os gatos vêem as cores de forma diferente do que nós, e é por isso que as versões do gato dessas imagens parecem menos vibrantes do que as versões dos humanos. Os cientistas costumavam pensar que os gatos eram dicromatos – só conseguiam ver duas cores – mas não são, exatamente. 

Enquanto os fotorreceptores felinos são mais sensíveis aos comprimentos de onda nos intervalos azul-violeta e amarelo-esverdeado, parece que eles também poderão ver um pouco de verde. Em outras palavras, os gatos não enxergam somente em preto-e-branco como se pensava antes; hoje sabe-se que eles podem ver tons de azul, roxo, verde e amarelo.

Chega de enrolação, vamos comparar as imagens?

 

O borrão na borda das fotos representa a área da visão periférica em seres humanos (20 graus, topo) e gatos (30 graus, inferior).

 

 Os gatos não podem se concentrar claramente em objetos que estão a mais de 20 metros de distância. 

 

A visão de cor de gatos é menos vibrante do que os humanos, resultado de diferentes densidades de fotorreceptores em suas retinas.

 

Os campos visuais dos gatos são de 200 graus; Os humanos só podem ver 180 graus.

 

Essa seria a vista de um gato se estivesse no topo de um arranha-céu em Xangai, China.

 

Os gatos podem ver muito melhor em luz fraca do que os humanos podem. 

 

Além de ver melhor no escuro, os gatos também são melhores do que os humanos ao pegar movimentos rápidos. 

 

E aí, o que você achou das fotografias? Muito interessante, não é mesmo? 🙂

 

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...