Após quatro anos de paciência e pesquisa extensiva, gatinhos selvagens de areia foram fotografados pela primeira vez na história! Os filhotes felinos, que podem ter entre seis e oito semanas de idade, foram encontrados pela organização Panthera.
“Nós acreditamos que esta foi a primeira vez que os pesquisadores já documentaram gatinhos de gato de areia selvagem em sua faixa africana”, disse um dos pesquisadores.
A equipe, chefiada pelos biólogos Grégory Breton e Dr. Alexander Sliwa, avistou os gatinhos enquanto voltavam para o acampamento na parte marroquina do deserto do Sahara neste ano.
Confira as fotos desses gatinhos incríveis:
Encontrar um gato de areia é uma tarefa muito difícil, pois eles deixam pouco ou nenhum vestígio e são muito silenciosos e furtivos durante o dia e a noite. Eles são mestres no esconderijo e a cor da sua pelagem faz a camuflagem perfeita no seu habitat natural, o deserto:
Os cientistas notaram três pares de olhos brilhando na escuridão e não conseguiam acreditar no tamanho da sorte que tiveram quando perceberam o que haviam encontrado. Com seus equipamentos, eles conseguiram ter uma visão clara das criaturas – três pequenos gatinhos de gato de areia com suas grandes orelhas e rostos mais largos.
Depois de terem coletado dados e imagens suficientes, a equipe cuidadosamente empacotou seus equipamentos, tentando não assustar os gatinhos. Foi quando eles viram um gato de areia adulto nas proximidades e acreditavam que era sua mãe.
Eles estão entusiasmados com as descobertas e espero poder fazer mais pesquisas sobre essas belas criaturas, já que estudos sobre gatos de areia são limitados e incompletos.“Até o momento, descobrimos 29 gatos de areia diferentes, 13 com eles, e colecionamos alguns dados surpreendentes”, disse Gregory .
Eu quero todos eles par mim! Esses bebezinhos são muito fofos!!! 🙂