Você sabia que as lagartixas podem ser perigosas para o seu gatinho? Elas podem transmitir a doença Platinosomose, que é uma doença causada por um parasita e é transmitida a gatos que mordem ou comem lagartixas contaminadas.

A doença pode causar lesões de vesícula, fígado, pâncreas, intestino e pulmões. O gato perde o apetite, vomita, tem diarréia e fica apático, sonolento. A Platinosomose pode ser tratada com vermífugo na maioria dos casos, mas para os quadros mais graves, apenas antibióticos.

Se o seu gato tiver acesso a locais que tenham a presença de lagartixas, observe se existe interesse da parte dele em caçar e ingeri-las. Fique atento a alguns sintomas que podem surgir caso o seu bichano venha a ser contaminado:

  • Diarréia com muco
  • Perda do apetite
  • Perda de peso
  • Vômitos
  • Se houver colestase (redução do fluxo biliar) seu gato poderá apresentar icterícia (olhos e gengivas amarelados), hepatomegalia (fígado aumentado), anemia, ascite (líquido na cavidade abdominal) e aumento palpável da vesícula biliar.
De uma maneira geral, os gatos que apresentas estes distúrbios biliares, além dos sintomas acima citados, podem ainda, ter dor abdominal, febre e perda de peso.
Caso isso ocorra e seu animal apresentar alguns dos sintomas descritos, procure orientação do seu veterinário. A Platinosomose é uma doença que pode levar à morte, por isso, todo cuidado é pouco!

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...