FRIO

O inverno está chegando já chegou, e por mais que vivamos em um país tropical, aqui também pode fazer muito frio. E mesmo que os nossos amigos peludos tenham um casaco de pêlos lindo, fofo, espesso e natural, eles também podem sofrer as consequências das baixas temperaturas.


enrolados

Primeiramente, evite deixar a sua casa com muitas correntes de ar. Mesmo eles adorando ficar sentados à janela, procure mantê-las fechadas. Uma opção é tentar colocar uma caminha (casinhas altas, empilhar caixas, empurrar estantes) à altura da janela que ele mais gosta, sempre muito quentinha (com cobertores), para que ele possa continuar apreciando a vista, mas sem passar frio.

bythewindow

Deixe cobertores espalhados pela casa, principalmente nos lugares em que eles mais gostam de dormir. Cobrir as “tocas” da casa (caixas de transporte, caixas, etc) também deixa o esconderijo mais quentinho para eles.

E o cuidado deve ser redobrado com os filhotes! Eles têm menor capacidade de manter a temperatura corporal do que os adultos, principalmente quando são muito bebês.

cat hiding

Agora, mais importante do que protegê-los contra as baixas temperaturas, está este grandessíssimo problema: os gatos ficam muito preguiçosos no frio. Se nós temos dificuldade em levantar da cama pela manhã, no inverno, imagina eles, que tem a opção de permanecer debaixo das cobertas até quando quiserem?

O que acontece, é que é exatamente nessa época do ano em que nós, veterinários, atendemos mais gatos com problemas urinários! Desde gatos com uma simples cistite (inflamação na bexiga que faz com que eles façam xixi mais vezes, em pouca quantidade, às vezes com sangue), até machos com obstrução no pênis por pedrinhas que vieram da bexiga (eles sentem muita dor, e ficam um tempão na caixinha de areia tentando fazer xixi, sem conseguir – e isso é uma emergência!). Conversaremos mais a fundo sobre essas doenças mais pra frente.

sick cat

Isso acontece porque pelo fato deles ficarem mais preguiçosos, acabam bebendo menos água (o que deixa a urina mais concentrada) e fazendo menos xixi (o que faz com que a urina fique parada na bexiga por mais tempo). Esses dois fatores são os grandes vilões das doenças urinárias em gatos, de modo geral. Urina mais concentrada e mais tempo parada na bexiga, faz com que as chances de haver formação de cálculos (pedras), proliferação de bactérias e inflamação da bexiga, aumentem consideravelmente!

Então, mais importante do que se preocupar com manter seu gatinho aquecido no inverno, é se preocupar com o tanto de água que ele bebe, e com a quantidade de vezes que vai fazer xixi! Inclusive, para gatos, esse cuidado deve ser tomado durante toda a vidinha deles, mas no inverno o cuidado é redobrado, tudo bem?

warm cat

Pra isso, há ações simples para serem feitas:

  1. Procure espalhar potes de água pela casa, principalmente perto de onde eles costumam dormir;
  2. Deixe as caixas de areia mais próximas dos lugares em que eles ficam;
  3. Ofereça ração úmida (sachês e patês)! Elas contém 80% de água em sua composição, e são as nossas maiores aliadas contra as doenças urinárias. Pode oferecer 1, até mesmo 2 sachês inteiros para eles, por dia! E não se assuste caso ele pare de tomar água. Eles realmente tomam muito pouco quando se alimentam de ração úmida, isso é normal e não é um problema, já que os sachês e patês têm bastante água, ok?

wet food

Não se preocupem em colocar roupinhas nos gatos. Se você seguir as minhas dicas para mantê-los aquecidos, a roupinha não só não faz muita diferença, como eles odeiam! Claro que há gatos que não se importam, e até gostam, mas são exceções. Não precisamos estressar nossos amigos, lembrem-se que eles têm um casaco natural e permanente!

Curtam a página do Facebook para não perder nenhuma dica sobre os cuidados com os gatos!

Até a próxima!

 

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...
  • Laís

    Olá, [email protected]!

    Tenho uma dúvida. uma das dicas dadas é a de alimentar nossos gatinhos com sachês e patês. No entanto, uma veterinária me disse que não é bom dar com frequência esse tipo de alimentos para minhas gatinhas por ser muito condimentado. Isso não pode ser prejudicial à saúde deles?

    Abraços,

    Laís.

    • Oi, Laís!
      Esse é um erro muito comum. A verdade é que sachês e patês são mais saudáveis e importantes para a saúde dos gatos do que a ração seca. Primeiramente pois a ração úmida é a mais semelhante à alimentação natural de um gato, que é carnívoro obrigatório. Segundo porque, ao contrário do que a maioria acredita, esse tipo de alimento é composto 80% de água, e contém pouca gordura, e pouco carboidrato. Dessa maneira, é super saudável para o trato urinário deles, principal causador de dor-de-cabeça para todos os donos.
      Pode dar, sim! O ideal é eles comerem pelo menos 1 sachê por dia. Se conseguir dar mais, está permitido.

      Um beijo!

      • Ramona

        Oi Luísa! Agora fiquei em dúvida. Segundo estudos e confirmação do veterinário, estes molinhos possuem uma grande quantidade de sódio, assim como algumas rações secas. Não achas que alimentá-los com molinhos mais de uma vez ao dia não pode via a comprometer os rins deles? O único alimento úmido que fui autorizada a dar para os meus gatos e da royal canin renal e urinary. o que tens a dizer a respeito? Abraço

  • Flavia

    Olá!
    Conheço casos de gatos que começaram a comer ração úmida com muita frequencia e simplesmente dão problemas para comer a seca que sempre comeram, não querem mais saber da seca. Isso procede?
    No caso de filhotes pode dar ração em sachê também?

    Obrigada! 🙂

  • luciana

    Que blog mais lindo!! Um forte abraço, equipe RoyalPets http://www.royalpets.com.br

  • Paty Gern

    Muito obrigada! Foram de grande valor as informações informadas. Não fazia noção desses problemas e as dicas maravilhosas! Já perdi grandes amigos por conta desses problemas. Não de agora em diante vou ficar bem mais atenta. Obrigada. Patricia.