Que gatos parecem desenhos perfeitos de Deus, eu não duvido. Entretanto, o que me surpreendeu essa semana foram as fotos dos meus primos Noruegueses, os gatos vikings da floresta, também conhecidos como “wegies”.  Também, não é muito difícil perceber a diferença entre eles e o “vira-lata” brasileiro, sua pelagem é comprida, como se fosse um casaco de pele, a cabeça tem formato triangular. Entretanto, a postura de realeza não difere de nós gatos nacionais.

Apesar de pouco conhecidos em território nacional, esses bichanos são muito populares na região escandinava da Europa, além de fazerem parte das lendas e cltura local. Segundo uma de suas lendas de origem, teriam sido trazidos para região pelos vikings, ainda na Idade Média. Até então, os pets possuíam o pelo curto e serviam aos vikings para afastar os ratos de seus navios.



Assim, quando os vikings voltaram a circular pelas florestas, os bichanos tiveram que se adaptar ao meio ambiente frio da região (seleção natural). Logo, desenvolveram a pelagem comprida. Outra lenda nórdica diz que esses bichanos foram trazidos por cruzados.

Os wegies, por sua vez, são ótimos animais domésticos, podendo viver entre 14 à 16 anos. No entanto, são maiores que um gato normal. Possuem ossos fortes, são robustos e de pernas longas. Além do que, são alpinistas profissionais por possuírem garras fortes.

Quase extintos

No período da Segunda Guerra Mundial, os bichanos quase foram extintos. Se antes, os wegies eram úteis para afastar os ratos dos navios, nesse período triste da história, sofreram com as consequências da Guerra. Por sorte, pouco depois desse período de crise, programas de criação de animais foram implementados a fim de ajudar a repovoar a espécie.


Cuidados com a saúde

Apesar das inúmeras qualidades que possuem, os wegies são propensos a doenças como: doenças cardíacas, renais e doenças do armazenamento de glicogênio tipo IV. Precisam de atenção redobrada, mas nada que o amor e o carinho não supra.

Aurocat, líder suprema da dominação mundial felina.
Venha visitar nossa loja online e nos ajude a financiar nossa conquista.

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...