O mau hálito dos gatos, também chamado de halitose, ou ainda halitose felina pode ser causado por inúmeros e diferentes fatores, que podem ou não estar relacionados à higiene bucal.

As causas mais comuns para a halitose felina são diversas: comida, doença, infecções dentais ou orais, etc. Na maioria dos casos, o mau hálito é um sinal de que algo não vai muito bem na saúde bucal do gatinho, e o tártaro geralmente é o principal inimigo dos dentes de um gato.

O tártaro desenvolve-se através da formação da placa dentária, a partir do acúmulo de restos de alimentos que ficam nos dentes após a refeição. O problema é que através da placa, desenvolvem-se germes que que provocam a transformação da placa em tártaro.

Para evitar que a placa dentária se instale nos dentes do seu gato, é fundamental que realizar uma higiene bucal correta, através da escovação regular dos seus dentes. Somente isso poderá evitara  formação de tártaro em sua boca.

Aviso importante: nunca use pasta de dente para humanos em animais, elas são altamente tóxicas para os bichos! Apenas utilize cremes dentais específicos para animais porque são comestíveis e foram desenvolvidos especialmente para o organismo deles!


O que preciso para escovar os dentes de um gato?

Limpar os dentes de um gato não é tarefa fácil, ainda mais se o gato não foi acostumado desde filhote. É aconselhável introduzir a escovação dentária desde filhotes, porque assim, os gatos crescerão acostumados com o hábito. Você vai precisar de muita paciência e força de vontade para realizar a escovação. De uma maneira geral, nenhum bichinho gosta de alguém mexendo em sua boca, mas com uma metodologia adequada, você vai conseguir! Para a escovação, você vai precisar dos ítens a seguir:


1- Pasta de Dentes

 Produto disponível na Loja Cat Club

2- Dedeira

 Produto disponível na Loja Cat Club

3- Escova de dentes

 Produto disponível na Loja Cat Club


Como escovar os dentes de um gato?

Para evitar que o gato se mexa e te arranhe, envolva-o com uma toalha, deixando-o bem apertadinho como se fosse um bebê. Esse procedimento poderá salvar sua pele de belos arranhões!! Faça bastante carinho no gato, massageando sua cabeça suavemente, até que ele fique relaxado. Nunca force o seu gato, isso poderá traumatizá-lo para sempre! Entenda que esse processo é lento e gradual.

Quando conseguir deixar seu gatinho relaxado, parta para a escovação com o seu dedo e uma gaze (sem escova e pasta) de forma bem delicada e interrompa se o o gatinho começar a ficar nervoso. Depois de alguns dias repetindo esse processo, comece a introduzir a escova de dentes e por último, o creme dental. Com paciência você vai conseguir escovar toda a sua boca. 

Uma escovação completa com pasta e escovagem de dentes pode levar semanas para se conseguir, mas os resultados valem a pena! Os dentes dos nossos gatinhos não têm preço e com uma higiene regular, eles estarão sempre saudáveis e menos propensos a desenvolver doenças!

Em último lugar mas não menos importante, somente o veterinário poderá afirmar com precisão o motivo para o surgimento do mau hálito no seu gato, e o tratamento irá depender do diagnóstico. Se a origem da halitose for simplesmente por falta de uma higiene bucal adequada, escovações regulares podem resolver o problema.

Agora, se a causa estiver relacionada com o tipo e a qualidade da comida que ele recebe regularmente, uma alteração da dieta também pode ajudar. Todavia, se o problema estiver relacionado a alguma doença periodontal, de fundo gastrintestinal, ou alguma disfunção hepática, siga corretamente as instruções do veterinário!

A saúde do seu gatinho agradece! 🙂

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...