Infelizmente, os casos de intoxicação de gatos ainda são muito comuns em nosso dia a dia, mas o grande problema é que na maioria da vezes em que isso acontece, as pessoas não sabem a maneira certa de proceder.

Os produtos de uso doméstico que causam o maior número de intoxicações em animais de estimação – que podem levar ao envenenamento e até à morte – são os seguintes: bebidas alcoólicas, amônia, água sanitária, detergentes, lustra móveis, limpadores de forno, chocolates. 

Por mais que os donos sejam cuidadosos, os gatinhos continuam sendo muito curiosos. Medicamentos, adubos e pesticidas ou produtos de limpeza, são tóxicos e podem provocar danos severos a saúde dos pets. Por isto, manter carvão aditivado na “farmacinha” é uma fundamental.

O carvão ativado pode atuar como antídoto até a chegada do socorro veterinário.

 

Ele é um produto barato, facilmente encontrável e sem contraindicações e apresenta uma eficácia surpreendente contra casos de envenenamento! Trata-se de um material de carbono bastante poroso, com capacidade para coletar líquidos, gases e impurezas para o interior dos seus poros.

Os gatos podem ingerir o carvão ativado sem nenhum dano para a saúde. Ele pode ser encontrado no formato de comprimido e age atraindo e absorvendo as impurezas tóxicas acumuladas no trato gastrointestinal, que são naturalmente eliminadas com as fezes.

Lembrando que a administração de carvão ativado NÃO descarta a consulta de emergência com o médico veterinário em quaisquer suspeita de envenenamento!!!

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...