Lá vai uma pergunta difícil para quem tem gato em casa: quando foi a última vez que você teve uma noite tranquila de sono?

Dez entre dez gateiros já assumiram algum tipo de estresse com o gatinho na hora de dormir. Por que será que os nossos bichanos ficam tão agitados justamente na hora que os humanos precisam repor as energias?

Aqui vão alguns motivos que fazem os gatos acordarem os donos à noite. Veja se o seu gatinho se enquadra em alguma situação dessas.

 

1- Tédio

Se o gatinho passa muito tempo sozinho, possivelmente ele passa a maior parte desse tempo descansado e espera para colocar toda aquela energia cumulada para fora quando o dono chega em casa.

Por isso é muito importante criar um ambiente rico em estímulos e brinquedos para que o seu gatinho possa ficar ativo durante o dia. Uma dica legal: alterne os brinquedos que você deixa disponível para ele, e sempre que possível, compre um brinquedo novo para ele.

 

2- Hábito

Em muitos casos, a agitação noturna dos gatos é um hábito que foi incentivado pelos próprios donos, mesmo sem querer, quando toda vez atendiam os chamados dos gatos durante seus primeiros meses de vida. Na próxima vez que seu gato te chamar numa hora inaceitável, apenas vire de lado e continue a dormir.Pode parecer difícil no início, mas depois de algumas noites deste tipo de reação, ele perderá o interesse.

 

3- Fome

Se você tem o costume de alimentar seu gatinho assim que levanta da cama, ele poderá estar te acordando cada vez mais cedo para te pedir comida. Uma recomendação dos especialistas em comportamento felino é você fazer suas atividades em primeiro lugar e depois, trocar a ração do seu gato.

 

4- Iluminação

Iluminação em excesso ou a falta dela pode ser um fator que desencadeie algum estresse no seu gatinho. Os gatos são extremamente sensíveis à luz. Se você deixa uma luz acesa, dorme com a TV ligada ou a iluminação da rua chega ao interior de sua casa, talvez esta seja exatamente a quantidade de luz necessária para brincar. Diminua a luz na área de dormir ou tente usar cortinas pesadas, para desencorajar as brincadeiras.

Porém, os gatos idosos possuem a visão prejudicada, e nesses casos, um ambiente muito escuro pode ser desconfortável para eles, por isso, uma luz suave poderá acalmá-lo.

 

5 – Problemas de Saúde

Alguns problemas de saúde podem causar perturbação do sono felino, sobretudo nos gatos mais velhos. Alguns dos maiores culpados pelas inesperadas crises de miados são artrite, hipetireoidismo e pressão alta, todas podendo ser diagnosticadas e tratadas por um veterinário. Se o seu gatinho parece estar apresentando alguns desses sintomas, leve-o imediatamente ao médico veterinário. 

 

 

 

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...