Não é novidade para ninguém que os gatos são criaturas muito, mas muito curiosas. Se os leões são os reis da selva, os gatos, sem dúvida, reinam absoluto em na internet! Todos os dias, a rede mundial de computadores é invadida por uma enxurrada de vídeos e memes de gatos, e cada vez mais eles vão conquistando uma legião de fãs no mundo inteiro!

Por alguma razão que ainda não foi estudada pela ciência, esses bichinhos que dormem mais de 16h por dia, adoram derrubar coisas no chão e volta e meia cospem bolas de pelo por aí, têm despertando paixões arrebatadoras em pessoas de várias partes do planeta. E esse fato não pára de aumentar!

Seus hábitos cotidianos são tão peculiares, que alguns deles beiram o bizarro, mas certamente ainda existem muitos fatos desconhecidos sobre esses bichanos que deixariam qualquer mortal de queixo caído! Quer saber quais são? Não tire os olhos desse texto ha-ha!!!

1. Os gatos suam pelas patas

Então, como todos sabem, os gatos são cobertos de pelos, exceto por esse carinha aqui. Mas o que nem todo mundo conhece, é que os gatos não possuem glândulas sudoríparas, eles suam pelas patas!! Para reduzir sua temperatura corporal, eles lambem os pelos ou simplesmente respiram de uma fora um pouco mais ofegante.

2. Guarda chuvas e gatos tem muita coisa em comum

Todos ouvimos que os gatos sempre aterrissam, certo? Eles possuem um reflexo endireitante. Quando um gato começa a cair, ele girará a cabeça até ficar de frente para o lado direito, então ele vai arquear as costas, posicionar as pernas debaixo dele e cair suavemente, expandindo-se como um guarda-chuva aberto.

3. Motorzinho que pode curar ossos

Este pode ser o fato mais louco de todos, mas é verdade. Os gatos ronronam quando estão felizes, quando estão relaxados, ou mesmo às vezes quando estão estressados.

Mas agora a coisa fica mesmo séria!! Os gatos domésticos ronronam com uma frequência entre 25 e 150 Hertz, que é a frequência em que os músculos e os ossos melhoram e se regeneram. Muitos acreditam que os gatos naturalmente evoluíram o ronrom ao longo do tempo como uma tática de cura e sobrevivência. Incrível!

4. Gatos podem beber água do mar

Se por alguma desventura, você acabar isolado em uma ilha deserta igual ao Náufrago, certamente iria morrer de sede se a única opção de água fosse a do oceano. Mas se você chegar nessa ilha deserta com um gatinho, ainda assim você morreria de sede, enquanto ele ficaria numa boa. Sabe por quê? Porque os rins dos gatos são muito mais eficientes em filtrar o sal existente na água do mar.

5. Gatos comem plantas para conseguirem vomitar

Os gatos são tão carnívoros que não possuem a enzima necessária para quebrar a matéria vegetal, isto é, a grama. Então, depois que seu gato ingere algumas coisas verdes, é provável que ele coloque para fora. Mas vomitar ajuda a eliminar toda a matéria indigestível que está presa no trato digestivo do seu gato, o que, em última instância, faz seu gatinho se sentir muito melhor.

6. A Disneylândia emprega 200 gatinhos

Desde 1955, a Disneylândia usou gatos para apanhar roedores que tentaram fazer sua casa no lugar mais feliz da Terra. Que situação complicada para Mickey e Minnie!!

7. Gatos trazem ratos porque acham que você é burro

Os gatos são caçadores naturais. Embora tenham sido domesticados há milhares de anos, eles simplesmente não conseguem negar esse hábito. Na natureza, as mães de gatos ensinam aos jovens a comer e caçar trazendo vítimas mortas ou feridas. 

Os gatos domésticos fazem o mesmo, como se os donos fossem seus filhotes. Seu pequeno gatinho é parte de sua família e como tal, ele tenta ensinar-lhe como pegar e comer alimentos trazendo pequenos animais mortos. Mas como você nunca aprende, ele continua trazendo rsrs!!

8. O nariz de cada gato é único como uma impressão digital humana

Fique atento ao nariz do seu gato. Você notará pequenos solavancos e cumes. (Os cães têm essa mesma característica única e, como os narizes são maiores do que os gatos, é mais fácil de ver em um cachorro). As marcas são exclusivas para cada animal e podem ser usadas para identificação, assim como suas impressões digitais podem.

9. Eles gastam metade da vida com autocuidados higiênicos

Não há praticamente nada que um gato goste mais do que se lamber. Você já desconfiava disso. Mas você sabia que os gatos podem gastar até metade de suas vidas banhando seus próprios corpos?? Eles realmente são muito vaidosos. 

10. Gatos podem ser canhotos ou destros

Seu gato tem uma pata dominante! Você pode fazer um teste para saber se o seu gatinho é canhoto ou destro, amarrando uma bolinha na ponta de uma barbante e arremessando pelas duas laterias do gato, então observe qual das duas patas dianteira ele usará mais para pegar a bola. Também existe uma teoria que diz que os gatos machos usam mais frequentemente a pata esquerda, e as gatas usam normalmente a direita.

11. Gatos compõem uma espécie altamente invasiva

Os gatos estão em toda parte. Em todos os lugares mesmo!! Eles estão em tantos lugares, que são considerados uma das 100 maiores espécies invasoras  do mundo.

Nas diversas ilhas do globo, os gatos de grande alcance causaram ou contribuíram para 33 (14%) das extinções modernas de aves, mamíferos e répteis registrados pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.

12. Seus bigodes não são apenas bigodes, eles são seu GPS

Haja o que houver, não segure, puxe ou corte os bigodes do seu gatinho! Eles não estão lá apenas para fazer seu gato parecer um pouco mais fofo. Os bigodes são feitas de fios longos e rígidos que estão conectados aos sistemas muscular e nervoso do seu gato. Esses fios finos são, na verdade, instrumentos sensoriais altamente úteis que ajudam os gatos a entender o meio ambiente e detectar mudanças nos arredores. Se você cortá-los, seu gato pode ficar desorientado e assustado.

 

 

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...