A alimentação dos gatos é uma das coisas mais importantes a se considerar quando se decide adotar um bichano. Oferecer uma ração de qualidade é uma das melhores coisas que se pode fazer para manter a saúde deles em dia. Às vezes, para agradá-los, muita gente acaba dando “um pouquinho” de certos alimentos esporadicamente, o que pode ser perigosíssimo!
Fizemos uma lista de alimentos que podem intoxicar e fazer mal à saúde dos nossos amados gatinhos! A gente sabe que é difícil resistir àquela carinha de pidão que eles fazem quando estamos comendo alguma coisa bem gostosa, mas, temos que ser fortes e dizer NÃO, para o bem deles.
gatopidao
Vamos à lista?

1- Ração de cachorro
Esse deve ser o erro mais comum entre donos de cães e gatos. Pelo fato dos animais viverem juntos, às vezes gatos se interessam pela comida do cachorro, e vice versa, o que não é nada bom!
Cães e gatos têm necessidades nutricionais diferentes. Gatos, por exemplo, precisam de mais proteína que os cachorros. Além disso, diferente dos cachorros, os gatos não conseguem converter vários precursores alimentares em aminoácidos e vitaminas.
Apesar da ração de cachorro não ser tóxica para os gatos, se forem alimentados por muito tempo com elas, eles certamente desenvolverão deficiências nutricionais, o que causará diversos problemas de saúde, e até a morte.

2- Ossos
Muito cuidado com ossos, eles são perigosíssimos!
Ao roer ossos, gatos podem sofrer lesões nas mucosas do trato gastrintestinal, inclusive perfurações. O osso é um alimento mineral que eleva a concentração de sais mineirais, como o cálcio, na urina. Gatos costumam beber pouca água, e por isso estão mais propensos a ter problemas urinários. Com o consumo de minerais contidos nos ossos, estes problemas podem se agravar.

3- Leite
Gatos filhotes de até 45 dias de vida toleram bem o leite de vaca. Porém, depois disso, o leite pode ser bastante prejudicial, pois a lactase, enzima que digere a lactose do leite, se torna inativa, o que pode causar diarreia e vômito. Além disso, por ser rico em cálcio, o leite também pode contribuir para a formação de pedras nos rins.

4- Café
Assim como nos seres humanos, o café estimula o sistema nervoso central dos gatos. Para eles, a cafeína funciona como um diurético e causa a desidratação. Os sintomas de intoxicação da cafeína incluem agitação, respiração acelerada, palpitações, tremores musculares e convulsões.

5- Chocolate
O chocolate contém cafeína, o que o torna também perigosíssimo para os gatos.
Eles contém teobromina, que pode intoxicar e até ser letal.

6- Uva
A uva é considerada uma fruta perigosíssima para os gatos, e se ingerida em grandes quantidades, ela pode causar lesão renal aguda nos felinos.

7- Pão
Seres humanos precisam de carboidrato, que é o que nos dá energia. Já os gatos não precisam desse nutriente para obter energia, o que conseguem por meio de outro processo, chamado de neoglicogênese, que consiste na formação de aminoácidos a partir da quebra de moléculas de proteína. Por isso, oferecer pão ao seu gato pode deixá-lo acima do peso e nada saudável!

8- Alho e Cebola
Sejam puros ou no tempero da comida, jamais dê alho e cebola para seu gato, pois são altamente tóxicos! A cebola, por exemplo, contêm sulfóxidos e dissulfetos que podem destruir os glóbulos vermelhos e causar problemas de sangue, incluindo anemia. Já o alho pode ser ainda mais perigoso, porque as toxinas estão mais concentradas que na cebola.

9- Ovo cru
Dizem por aí que dar ovo cru pros gatos pode trazer benefícios, e que eles adoram, o que está completamente errado (pelo menos a primeira parte)! Eles podem ter uma intoxicação alimentar séria causada por bactérias. Além disso, a proteína de ovo cru, chamada avidina, neutraliza a biotina (vitamina B7), podendo causar problemas à saúde do seu gatinho.

10- Tomate
Apesar de muito comum na nossa dieta, o tomate pode oferecer riscos à saúde dos gatos!
Isos porque eles contêm solanina – um glicoalcalcalóide tóxico que, mesmo ingerido nas mais pequenas quantidades, pode ser fatal para um gato.

11- Abacate
O abacate contém a toxina “persin”, que afeta negativamente o sistema digestivo e o músculo cardíaco dos gatos. O que pode causar sintomas como letargia, dificuldades respiratórias, diarreia e vômitos.

Estes são os alimentos conhecidos por fazerem mal à saúde dos gatos.
Além da alimentação com a ração seca, que é a mais comum, existe também a Alimentação Natural, que consiste em alimentar seu gato somente com alimentos naturais, como carnes, verduras e legumes, mas de forma balanceada e com a supervisão de um veterinário especializado. Você pode se informar mais sobre este tipo de alimentação no site Cachorro Verde, mas tenha sempre em mente que é muito importante consultar um veterinário sempre antes de dar qualquer alimento ao seu gato ou iniciar uma nova dieta.

Quem ama, cuida! 😉

 

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...
  • Caio Borrillo

    Meu gato sente o cheiro de azeitona e avança em cima de mim. Ele cavou uma bacia de salada onde tinha azeitona picada e COMEU TODAS. Eu entrei em desespero! Mas o veterinário disse que era normal!

    É normal isso?? O que pode ter de tão interessante na azeitona??

    • Barbara Santos

      Caio, a azeitona é afrodisíaco para os gatos, mesmo os castrados. A sensação neles é tipo o chocolate no nosso organismo. Isso acontece por uma substância química chamada isoprenóide, que ativa a parte sensorial do olfato, semelhante à sensação do acasalamento, quando há liberação de feromônios. Como há muito sódio na azeitona, evite dar, mas como petisco eventualmente não tem problema. Espero ter sanado sua dúvida =]

      • Tarcia

        Tive um gato que gostava mais de azeitonas que carne. Ele ficava louco só com o cheiro. Agora sei a explicaçao disso, nem imaginava.

    • Fábio Nunes

      Normal, o meu tbm age dessa forma. Mas cuidado, azeitonas (em conserva), em excesso causa cálculo renal devido ao alto teor de sal.

  • Pingback: Links da semana - Desejos de Beleza()

  • Aninha

    Ufa! ainda bem que cenoura e arroz com feijão eles podem! Peguei minha gatinha na rua, e aparentemente ela sobrevivia de arroz e feijão, e por incrível q pareça é o prato favorito dela. Já a filhota dela adora comer banana e cenoura.

  • Giselia

    Poderia por favor me tirar uma duvida…? é a seguinte, tenho 6 gatos metade deles são adotados e a outra foram filhos da minha gata Leona,que fugiu apos duas aplicações de um anticoncepcional. Preciso saber se fazendo posso causar esse tipo de situação? Pois tenho três gatinhas, que não entendo o motivo duas nunca saíram de dentro de casa.A outra sai,mas as vezes passa a noite em casa. Outra coisa é que algo estranho aconteceu, o ultimo gatinho tem 4 meses,ele foi tirado da mãe antes de desmamar, e agora mama no meu gato chamado Rock, que deixa fazer isso. Tem explicação para um macho aceitar isso?

    • Darwen

      Homossexualidade é caraterística de todas as espécies no reino animal. Não se preocupe com seu gatinho. O importante é ser feliz e ter saúde 😀

  • nelson

    Dificilmente a maioria dos gatos pega bichos para comer. Por exemplo: lagarto, passarinhos, na hora os gatos que brincam os bichinhos eles comem de verdade e podem causar vômitos, diarréia ou não???

  • cris

    Por favor je ajude Peixe pode dar aos gatos

  • Sarah

    Minha gata tem sua própria ração e ela a come todos os dias mas de vez em quando ela rouba a ração do cachorro. Ela come a dela e a do cachorro. Isso pode causar sérios problemas nela?

    • kiti

      Oi Sarah

    • Matheus

      Oi Sarah! Não, só irá fazer mal apenas se ela comer muito constantemente. Mas é bom evitar.

  • Suigintou Rozen

    Vish… meu Gnar ama Tomate!

  • Niva

    Muitos aí eu não sabia.

  • Maria Maria

    Os meus adoram mamão…

  • Andre Silva

    Tenho uma gata que adora mamão. Quando emprenhou então ela comia as vezes com casca e tudo se deixasse. Quando compro ainda dou pedaços pra ela já que adora essa fruta. Até banana ela come. Poderia me dizer se essas fazem bem ou os prejudicam?

  • Thaisa Heneman

    achei q a mortadela tava no meio

  • Karina Nascimento

    Será q mel faz mal?

  • Vera Brunhara

    Adotei uma gatinha e ela está me parecendo meio resfriada oq posso dar no sentido caseir