Fala pessoal, aqui é a Gata-Chefe Aurorinha na área, tudo belezinha com vocês? Hoje irei instruí-los na delicada missão de aparar e cortar as unhas dos seus gatinhos!

Afinal, ninguém merece seres humanos reclamando o tempo todo que o gato não para de arranhar o sofá ou destruir o colchão da cama box!!

Já está na hora de vocês saberem que os gatos arranham e cavam a casa inteira porque as unhas estão grandes demais e precisam ser desgastadas. Gatos que ficam apenas dentro de casa não precisam ter as unhas compridas, afinal, não precisam escalar árvores nem se defender de predadores.

Se você quiser preservar a integridade física dos seus móveis e dos humanos da casa, providencie arranhadores, eles ajudam muito no controle do crescimento das nossas unhas e também evita que elas fiquem curvadas – sério, isso é desconfortável pra caramba gente!!

Como saber se as unhas do gatinho estão grandes?

Nós gatos já somos cheios de não me toques por natureza, entendam que esse processo de aparar as nossas unhas é bastante invasivo. Sejam delicados e respeitosos!!

O primeiro passo é muito simples, basta apertar suavemente as almofadinhas das patas do gato pra saber se as unhas estão grandes ou não!

As nossas unhas são meio rosadas na base até a metade e esbranquiçadas na ponta e é somente essa parte branquinha que precisa ser cortada. A parte rosada é o sabugo por onde passas vasos sanguíneos. Por isso, não seja um humano louco, não corte de jeito nenhum o sabugo da unha do gato, porque isso vai sangrar um sangramento descomunal e você ainda corre o risco de ser atacado!!!

Basta cortar a pontinha da unha, não precisa ser rente aos vasos sanguíneos! Observe a imagem e respeite a distância entre a linha de corte e o sabugo da unha!

Tipos de cortadores de unhas

Nada de cortar a unha do gatinho com cortador de unhas, alicates ou tesouras para humanos. Esses instrumentos não foram projetados para a unha do gato e podem provocar ferimentos sérios, além de não cortar a unha com eficácia.

Para realizar esse cuidado, você vai precisar de um cortador de unha específico, que pode ser do tipo alicate tradicional ou guilhotina e tesourinha para pets. Os modelos a seguir estão disponíveis na Loja Cat Club

 

O melhor modelo de cortador de unha é aquele que tanto você quanto seu gato se adaptam! Esse é um processo que pode e deve ser simples e sem complicações.

Treino para cortar unhas

O ideal é que o humano acostume o gato desde novinho a aparar as unhas. O grande problema que existe em nossos dias, é que os tutores não acostumam seus gatinhos e querem fazê-los se adaptarem na marra, mas não é assim que deve funcionar. Esse tipo de postura vai traumatizar o seu gato e o momento de cortar as unhas vai ser sempre estressante!!

O corte nas unhas pode ser feito a partir dos 2 meses de vida, semanalmente ou a cada 15 dias, até que o animal se adapte. Sempre ao final de cada treino, recompense-o com algo que ele gosta muito, como petiscos ou brincadeiras.

07 dicas para cortar unhas do seu gatinho

  1. Contenha o gato no seu colo, envolto em uma toalha, para que na hora do corte, ele não se movimente e acabe se machucando.
  2.  Tome cuidado para não aparar muito perto da base da unha, uma vez que as unhas dos gatos possuem vasos sanguíneos e nervos em seu eixo central. Um corte nessa área, pode levar a dor e sangramento.
  3. Corte as unhas aos poucos, em intervalos curtos de tempo, ao invés de deixar para cortar quando a unha estiver muito grande.
  4. Para cortar a unha do seu pet, coloque o cortador em um ângulo de 45 graus, mais na extremidade da unha.
  5. O momento de aparar as unhas deve ser divertido para seu pet, por isso, distraia seu peludo com petiscos e brinquedos
  6. Aproveite para realizar o corte das unhas em um momento em que seu animal esteja tranquilo.
  7. Após o corte, brinque bastante com o gato e faça carinho para deixá-lo bem contente, associando este momento a algo positivo.

Mandei o humano gravar esse vídeo pra ver se vocês aprendem de uma vez por todas como se devem cortar as unhas do gatinho!!!

Aurorinha, ensinando como aparar a unha do gato!!!

A Loja Cat Club também comercializa diversos arranhadores para deixar o seu gatinho bem entretido e com as unhas desgastadas! Clique aqui e conheça os modelos e valores!!

Se com essas dicas você não estiver seguro para aparar as unhas de seu animal, não tem problema. Peça ajuda ao médico veterinário. Ele irá te ensinar a melhor forma de se realizar esse procedimento em casa.

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...