Que os gatos são animais habilidosos e durões, isso nós já sabemos. Agora, que acompanharam os Vikings em suas viagens exploratórias, já é novidade.

Acredita-se que a função dos felinos era manter os ratos afastados dos alimentos que eram transportados nos navios.

 

viking2

Os achados da pesquisa realizada por um grupo de arqueólogos foram divulgados na Universidade de Oxford, Inglaterra, durante o Simpósio Internacional de Arqueologia Biomolecular. Os pesquisadores analisaram o DNA de gatos de trinta locais arqueológicos da Europa, Oriente Médio e África. A análise mostra que a população de gatos apresentou crescimento em dois momentos: na domesticação dos felinos no Antigo Egito e na época dos vikings – de acordo com achados de material genético no norte da Alemanha, possivelmente de um animal que viveu com os tripulantes entre o século 8 e 11.

Incrível, não? Quem já visitou o museu do Louvre, em Paris, teve a oportunidade de ver de perto várias múmias de gatos lado a lado com outros animais como jacarés e aves. Eles eram, muitas vezes, colocados nos sarcófagos junto com seus donos. Será que os Vikings também tinha toda essa admiração e afeto pelos seus tripulantes peludos?

 

mummy

 

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...