Sua gata tricolor tem “catitude?”
É temperamental?
Parece então que você está em boa companhia.

Os veterinários da Universidade da Califórnia, em Davis, descobriram, em pesquisa publicada recentemente, que os gatos com pelagem tricolor tendem a desafiar seus companheiros humanos mais frequentemente do que outras cores de felinos.

A pesquisa é o resultado de observações de longa data, e indica que as tricolores são muitas vezes “difíceis”, disse a Dra. Elizabeth Stelow, uma especialista comportamental no Hospital UC Davis Medical Ensino Veterinário. Seu estudo, com base em uma pesquisa com mais de 1.200 proprietários do gato, descobriu que as tricolores são mais propensas a assoprar (fuuuz), perseguir, morder ou arranhar durante as interações com os seres humanos.

Os dados UC Davis também sugerem que os gatos com pelagem cinza e branco, e preto e branco são um pouco mais propensos a terem esse mesmo comportamentos, uma descoberta que surpreendeu os pesquisadores. Gatos de outras cores, incluindo preto sólido, cinza e branco, apresentam características de personalidade agressiva em menor frequência, de acordo com o estudo, publicado no Journal of Applied Animal Welfare Science.

A pesquisa on-line, postada em um site de mídia social, não revelou o foco do estudo. Ele simplesmente perguntou a proprietários dos gatos questões sobre comportamentos de seus felinos, e pediu que eles indicassem uma categoria de cor e descrição que melhor se encaixavam no seu pet.

As tricolores já têm a reputação de serem temperamentais e imprevisíveis, que o estudo parece confirmar. Calico são principalmente brancas com manchas de laranja e preto. Escaminhas apresentam uma mistura de preto, marrom, âmbar e manchas vermelhas. Porque dois cromossomos X são necessários para produzir sua coloração, a grande maioria de ambos os tipos de gatos são do sexo feminino.

Elizabeth Stelow, que foi a autora do estudo, disse que os resultados não devem desencorajar as pessoas a adotar um gato tricolor, muito pelo contrário, é exatamente essa ‘atitude’ toda que os torna tão especiais!. “Eu tenho uma escaminha em casa”, disse ela, “junto com um gato malhado alaranjado. Ambos são grandes companheiros”.

Barbara Doty, fundadora da ONG LapCats, que trabalha duro para encontrar lares adotivos para felinos, geralmente descreve as tricolores como as “divas” do mundo felino, pois apesar de não serem a primeira opção na hora da adoção, e acabarem passando mais tempo no abrigo do que outras cores de felinos, são donas de uma beleza sem igual.

“Elas tem mesmo atitude”, disse ela. “Algumas delas quer ser a única, a rainha da casa por assim dizer. Eles tendem a ser um pouco mais tensas.”

Doty divide sua casa com uma escaminha que “é mais sensível” do que a maioria dos gatos, como ela mesma definiu. “Ela ama a maioria das pessoas, mas se um outro gato esfrega-se contra ela e fica muito perto, ela pode atacá-lo.”

Adotantes costumam escolher mais frequentemente gatos coloridos, a pesquisa mostrou, inclusive, que os gatos pretos tendem a ficar mais tempo em abrigos. Os gatos pretos, de acordo com a pesquisa, “parecem ter personalidades mais equilibradas. Em sua maioria, são mais estáveis e tranquilos.”

“Mas eu realmente acredito que há alguém para todos”, finalizou a pesquisadora.

Fonte: The Seattle Times

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...