No nosso Guia do Gateiro de Primeira viagem, explicamos sobre a importância da castração dos gatos, tanto machos quanto fêmeas.
No post de hoje, aproveitando o Outubro Rosa – movimento que visa chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama nas mulheres – vamos falar sobre a importância da castração especificamente nas gatas. Mas lembrando, sempre, que é igualmente importante que os machos também sejam castrados.

Apesar de ser um procedimento simples e necessário, a castração ainda assusta muitos gateiros de primeira viagem. Recebemos diariamente mensagens de muitas pessoas aflitas e em dúvida se devem ou não castrar seus gatos. Muitas acreditam que estariam mutilando seus animais e indo contra sua natureza.
Explicamos, sempre com muito cuidado, que a castração é na verdade um gesto de amor, MUITO AMOR!
Resolvemos listar aqui, então, algumas vantagens da castração:

pata1- ACABA COM O DESESPERO DO CIO E O STRESS
Quem já viu uma gata no cio sabe a agonia que é. Ver sua gatinha miando sem parar, se esfregando nas coisas e levantando o rabinho. É frustrante e desconfortável, tanto pra você quanto pra ela, que acabará por não concluir o que os hormônios estão pedindo tanto: a cópula.
A frustração por não copular ainda pode causar problemas como a depressão e a falta de apetite, o que causa muito stress às gatinhas.
Quando uma gata é castrada, a taxa hormonal dela cai significantemente, o que faz com que ela não entre mais no cio, e assim todo esse sofrimento será evitado.

pata2- EVITA O CÂNCER DE MAMA, CÂNCER NOS OVÁRIOS E INFECÇÕES UTERINAS
A maioria dos tumores crescem por causa da quantidade de hormônios no organismo. Com a castração, essa taxa diminui significantemente, o que evita que a gata desenvolva a doença.
A maioria desses tumores nas gatas é extremamente maligna, com altas taxas de metástase e mortalidade. Além disso, gatas não castradas podem desenvolver hiperplasia mamária benigna e infecção uterina. Castrando, tudo isso pode ser evitado!

pata3- ELIMINA O RISCO DE GRAVIDEZ PSICOLÓGICA
Muitas gatas, após o cio, acabam desenvolvendo a gravidez psicológica, que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema), a produção de leite e irritabilidade excessiva.

pata4- DEIXA A GATA MAIS CALMA E EVITA QUE ELA TENTE FUGIR PARA CRUZAR
Gatas no cio ficam desesperadas para cruzar, então, a chance delas encontrarem uma brecha e fugirem é maior nesse período. Por isso, castrando sua gata, você evitará uma possível fuga acidental.
Além disso, por não ter mais que passar por todo o stress do cio, sua gata ainda ficará mais calma, tranquila e feliz. Pode acreditar!

pata5- AUMENTA CONSIDERAVELMENTE A EXPECTATIVA DE VIDA
Sem riscos de desenvolver todas as doenças citadas acima e sem o risco de fugir, uma gata castrada terá muito mais vantagem que uma não castrada, e viverá muito mais e mais saudável.

pata6- ELIMINA O RISCO DE UMA GESTAÇÃO INDESEJADA
Por último, mas não mais importante, a castração permitirá que sua gata conviva com outros gatos machos (que também DEVEM SER CASTRADOS) sem que corra o risco de engravidar.
Alguns veterinários castram a partir dos 2 meses de idade, mas o mais comum é a partir dos 5 meses, ainda antes do primeiro cio. Procure um veterinário de confiança para realizar a castração da sua gatinha!

O PERIGO DA INJEÇÃO ANTICONCEPCIONAL

Por fim, depois de saber todos os benefícios da castração para a sua gata, queremos alertar sobre algo que ao contrário da castração, pode trazer problemas seríssimos para a sua gata: A INJEÇÃO ANTICONCEPCIONAL.
Muitas pessoas, por falta de informação e por costume, fazem a aplicação de injeções anticoncepcionais em suas gatas, para evitar que engravidem.
POR FAVOR, GENTE. PRESTEM MUITA ATENÇÃO NISSO, e espalhem essa informação para o maior número de pessoas que você puder: A Injeção Anticoncepcional é perigosíssima, e por mais que evite a gravidez (mesmo que por pouco tempo), traz MALEFÍCIOS irreversíveis às gatas.
Ao contrário da castração, os anticoncepcionais aumentam significantemente as chances da gata desenvolver câncer de mama, útero e ovário, além de vários outros problemas secundários.
Acreditem. Recebemos diariamente mensagens de pessoas desesperadas por terem perdido suas gatas por causa do uso de anticoncepcional. Infelizmente, tudo que podemos fazer é INFORMAR, e torcer para que o maior número de pessoas possam ler e espalhar a informação.
Só assim poderemos evitar o sofrimento desnecessário que os próprios donos, na intenção de ajudar, acabam causando aos seus animais!
Gata-
Foto: Resgatinhos | Tumores de mama causados pela aplicação contínua de anticoncepcional injetável.

CASTRAR É A ÚNICA SOLUÇÃO. Se você não tem dinheiro, procure a prefeitura da sua cidade, se informe sobre locais onde a castração é gratuita. Muitas clínicas também oferecem a castração a preço popular em algum dia da semana. Então, faça o certo, não o mais fácil ou o mais barato. Cuide da sua gata com todo o amor do mundo, até o fim.

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...
  • alexandre

    Em blumenau so pagando e nao e barato, por isso tem tanto animais nas ruas…