O gato é um animal incrível. Claro, eles têm alguns hábitos peculiares como a maioria dos animais de estimação, como arranhar o seu sofá de couro favorito ou sedutoramente se esfregar em cima de você enquanto você está tentando trabalhar. Mas talvez o hábito mais peculiar dos bichanos seja a sua predileção por trazer uma carcaça sangrenta suja à sua porta, apresentando-a como se fosse um presente de Natal antecipado envolvido em um belo papel.
Incrivelmente, um estudo publicado no ano passado na revista Nature Communications sugeriu que os gatos nos EUA matam entre 1,3 e 4 bilhões de aves e entre 6,3 e 22,3 bilhões de pequenos mamíferos por ano. Esse é um número bastante impressionante.

Mas por que eles fazem isso?
Será que eles são apenas assassinos frios que, por trás de toda a fofura, se divertem com o sangue em suas garras afiadas? Ou há uma razão mais profunda, evolucionária? Você provavelmente já sabe que a segunda hipótese é a verdadeira.
Gatos evoluíram para se tornar predadores altamente eficientes, com seus dentes afiados e garras retráteis, patas amortecidas para rastejar silenciosamente, visão noturna, velocidade e agilidade. Apesar da domesticação de gatos a partir de ancestrais selvagens ter começado cerca de 10.000 anos atrás, os gatos mantiveram seus instintos de caça selvagem, bem como a sua capacidade de digerir carne crua. Não importa o quanto você os mime e os vista com roupinhas bonitinhas e óculos de sol, você não pode apagar seus instintos predatórios.

Predadoras natas
Eles aprendem através da experiência e tradicionalmente são criados por suas mães. Isso envolve ensinar os filhotes a cuidar de si mesmos, incluindo a forma de capturar presas. A mãe educa sua cria gradualmente, começando por trazer para casa presas mortas para os gatinhos comerem. Em seguida, ela traz presas vivas (mas agonizando) para a prole matar e, eventualmente, quando eles estiverem prontos, ela vai levá-los junto para mostrar-lhes como caçar. Há, inclusive, exemplos documentados de gatas fazendo isso com gatos jovens que não são seus filhos.

Uma vez que as gatas são mais suscetíveis a trazer presas para casa, a explicação mais provável para este comportamento é que elas estão tentando ensinar para você as habilidades de caça, já que você aparentemente é bem ruim nisso. Também é possível que os animais estejam meramente lhe dando um presente, mas parece mais provável que isso se relacione com os instintos de caça que foram reprimidos pela domesticação.

Então da próxima vez que sua gatinha fofa decidir deixar um cadáver nojento sangrando em seu capacho, tente se lembrar que ela te ama e está apenas tentando externar sua predadora interior.

Fonte: HypeScience

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...
  • Soraya

    É, sabemos! A nossa Francesca (uma gata adulta que, literalmente, nos ‘adotou’, já nos trouxe, no meio da noite, uma coruja-baranqueira!! Me deu tanta pena de ver uma ave tao bonita morta, mas, mesmo assim, nao briguei com minha gata. Peguei o ‘presentinho’ e enterrei no quintal. Fazer o quê! :/

  • Marcia

    A minha Princesa trouxe uma cobrinha verde (60cm) esses dias. A cobra já estava sem a cabeça, mas mesmo assim foi terrível!!!

  • Nic

    Nunca ganho nada, moramos em apartamento. Custa a entrar alguma mariposa…Ai miam me pedindo ajuda para pega-la.
    Gostaria de ter um jardim seguro para que pudessem caçar.

  • SOLANGE LISBÔA

    Eu recebo todo tipo de presente, passarinhos, gafanhotos e o pior lagartixas que tenho verdadeira fobia. Mas é muito gostoso!
    Amo meus Meninos!!!

  • mary

    a minha gentilmente hoje me trouxe um passarinho,agonizando e deixou embaixo da cama detalhe ela não come carne fiquei chocada

  • leilane cardoso

    olá tenho 6 e mais 2 agregados então recebo sempre esses presente hj foi uma lagartixa a minha area sempre com baratas nossa eu já falei tanto que chega de presentes mas eles enciste

  • Ives

    Eu tinha um gato de estimação, vivia mais na rua que em casa, certa tarde minha mãe estava fritando bifes e ele já ficou perto da tabua de bater carne e foi tocado para fora da cozinha,não se passaram muito tempo ele passa pela cozinha com um passarinho morto na boca e em direção ao quintal.

  • kelly

    Todos os gatos que tive, tiveram o prazer de me levar justamente ratos,a primeira coisa que eu fazia era gritar pois tenho horror a esse bicho mesmo estando morto