marleki2
 

Você provavelmente já viu esse gatinho antes, ele se chama Manekineko e surgiu no Japão, há muuuito tempo atrás, onde levou a fama de trazer boa sorte.
Existem muitas histórias e lendas sobre a origem desse fofo, que hoje já virou praticamente um ícone pop, mas a minha favorita é a Lenda do Templo Gotokuji, que diz:

Era uma vez um padre, que vivia no início do Período Edo (1603 – 1867), que cuidava do templo Gotoku-ji, em Tóquio, e tinha um gato.
Apesar da sua pobreza, o padre muitas vezes dividia sua comida limitada com seu gato.
Um dia, durante uma tempestade, um samurai que se abrigava sob uma árvore perto do templo, viu o gato do padre, aparentemente, acenando para que ele, e chamando-o para se abrigar no templo.
Assim, logo que ele aproximou-se do gato, um raio atingiu a árvore que tinha sido seu abrigo e ele estava embaixo, fazendo-a cair ao chão, onde ele estava exatamente em pé.
Grato ao gato que tinha salvado sua vida, o samurai que era muito rico, recompensa o templo com manutenção e adota como seu lugar de culto e da sua família.
Quando o gato morreu, foi honrado por mérito e enterrado em um cemitério especial, e em cima do seu túmulo colocada uma estátua que foi feita à sua semelhança, iniciando assim a imagem do gato de sorte que hoje conhecemos.
Hoje, os gatos são encontrados em uma variedade de cores e estilos, geralmente sentados e com uma pata levantada num gesto de acenar.

O Manekineko (traduzido como gato acenando, mas também com sorte e fortuna) é um símbolo muito popular de boa sorte no Japão.No Japão é comum em lojas e restaurantes, na entrada com a esperança de que o gato da boa sorte traga prosperidade.
A cor do gato, seu vestuário e qual da suas patas é levantada, e mesmo a altura em que a pata é levantada, tudo tem um significado:

– pata direita para cima – traz boa sorte com dinheiro

– pata esquerda para cima – traz muitos clientes / visitantes

– com sino de ouro – traz boa sorte

– com o lenço vermelho – chama a atenção de boas energias

– com moedas de ouro – traz manutenção da riqueza

E as cores também:
– Preto: O gato da sorte com um corpo negro, afasta os maus espíritos e protege de doenças, e a sua pata direita para cima traz boa sorte com dinheiro!

– Branco: O gato da sorte com um corpo branco, atrai sorte e com a pata direita para cima e traz boa sorte com dinheiro!

– Dourado: O gato da sorte com um corpo de ouro, atrai sorte e traz fortuna e muita moeda para os negócios.

– Prata: O gato da sorte com um corpo de prata, traz longevidade e felicidade nos negócios.

– Rosa: O gato da sorte com um corpo cor-de-rosa, atrai o amor e sorte nos negócios.

– Amarelo: O gato da sorte com um corpo amarelo, traz boa sorte nos relacionamentos e casamento, e nas sociedades atraindo fortuna.

– Vermelho: O gato da sorte com um corpo vermelho, protege contra os espíritos malignos e doenças, e cura os negócios que estão falindo.
tylekiTyler mandando um “High Five” pro seu parceiro felino dourado Manekineko.
 

Fonte: Magia Zen

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...