Um novo vídeo viralizou na internet, mostrando a reação de gatos quando veem um pepino. Mas o que pode parecer uma brincadeira inofensiva para uns, pode ser altamente prejudicial para o gato.

O que acontece quando você coloca um pepino atrás de um gato, sem que ele perceba?
Alguns podem não ligar para o intruso, mas outros podem se assustar e pular alto de susto quando virem.
Vários vídeos mostrando esses “encontros” estão circulando e viralizando na internet essa semana, e cada vez mais pessoas “testam” a reação de seus gatos para filmar e postar na internet. Elas NÃO deveriam.
Pois segundo especialistas em comportamento animal, isso não é NADA bom para eles.
“Se você causa qualquer tipo de stress a um animal, isso provavelmente não será uma boa coisa”, diz Jill Goldman, especialista em comportamento animal na California. “Se você faz isso apenas para dar umas boas risadas, então isso me faz questionar a sua humanidade.”, completa.

John Bradshaw, outro especialista em felinos da Universidade de Bristol concorda, dizendo que os vídeos absurdos são um convite para outras pessoas assustarem seus gatos e convidarem outras pessoas para rirem deles.
Goldman explica que os pepinos se tornam ameaçadores para os gatos, que reagem ao vê-lo, já que não é nada comum que vejam pepinos no chão. É bem possível que eles associem os pepinos a cobras, que instintivamente são predadores para os gatos.
Ele explica ainda que como reflexo, o gato tentará sair daquela situação o mais rápido que conseguir, e manter distância.

O fato é que nos vídeos, os pepinos são colocados atrás de gatos que estão se alimentando, em seu local de sempre, com seus potinhos e tudo mais. Logo, eles associam esses locais à segurança, e se sentem de fato seguros para baixar a guarda e se alimentarem ali. Quando você coloca algo ameaçador ou assusta um gato nessa situação, é com certeza um comportamento muito cruel. O stress causado, inclusive, pode gerar um trauma no gato, que pode associar a alimentação a algo ameaçador e parar de comer, por exemplo.

Trazer novos objetos para seu gato pode ser uma boa fonte de estímulo para pets, mas em hipótese alguma isso deve ser feito de forma traumática ou assustadora. Pois assim como vemos no caso dos vídeos do pepino, os gatos podem se machucar, já que agem por reflexo, pulando sem olhar para onde vão. Sem contar com o trauma psicológico.

O Dr. Carlos Gabriel Dias, especialista em felinos da clínica CAT para gatos, no RJ, explica, ainda:

“Acredito que seja uma reação exagerada porque a presença inesperada de um objeto seja ele qual for poderá ser ameaçador. Não acho que sejam os pepinos, poderia ser qualquer objeto. Qualquer mudança brusca não é bacana para os gatos. No vídeo, os animais NUNCA VEEM os “responsáveis” colocando o objeto no ambiente. Os gatos estão distraídos e pepinos normalmente não exalam um odor ameaçador. Em um outro vídeo viral “divertido” um gato procura cegamente um rato camuflado na roda de um caminhão. Funciona assim: eles poderão não ver, mas percebem a sinalização olfatória (No vídeo completo observamos o gato encontrando o rato!). A introdução discreta e sem um alerta olfatório potencializa a ameaça uma vez que os animais estavam distraidamente comendo e, assim, vulneráveis. “De onde veio essa coisa que eu não percebi?” Os gatos confiam nos seus responsáveis e a casa precisa ser um ambiente previsível e seguro. “Gente, é só um sustinho, uma brincadeira. Quanto exagero!” Quer uma dica? Assuste você mesmo com a fatura do cartão de crédito, mas não deixe o seu gato adrenérgico desnecessariamente. Insegurança pode gerar ansiedade. Estimulação cognitiva é bem-vinda porque desafios diários estimulam, exercitam e enriquecem, mas assustar não é produtivo.”

E como bem finalizou o Dr. Gabriel, em sua postagem no Facebook, guardem os pepinos para a salada!
Afinal, todo mundo odeia levar susto! Seu gato agradece.

Fontes: CAT para gatos e National Geographic

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...
  • Menta Bueno

    É triste só de pensar que uma pessoa queira assustar o seu bichinho só por ter visto o vídeo, ainda mais nesses vídeos em que as pessoas os assustam em lugares onde eles se sentem confortáveis é realmente cruel. Nunca faria isso com o meu gato.

  • Marcio Daudt

    Assino embaixo o comentário de Menta Bueno. O que eles precisam da gente é de carinho e de cuidado. Não de sustos!

  • Marisa

    Que exagero. Eu fiz só para testar e meus gatos nem ligaram e ainda lamberam o pepino. Também tentei erva de gato e… nada. São imunes a tudo. São seguros, realizados e felizes.
    Viu?