Quem testou essa relação entre gato e dono foi o pessoal da Universidade de Tóquio. Eles pediram a 20 donos de gatos para gravarem a própria voz enquanto chamavam pelo bichinho.  Então, visitaram a casa de cada um deles. Quando os donos estavam fora de vista, colocaram as gravações – dos donos e de outros três estranhos chamando por eles.

Os pesquisadores analisaram as respostas dos gatos pela maneira como moviam as orelhas, rabo e cabeça, dilatação dos olhos e se mexiam as patas. E os gatos davam mais sinais de respostas às vozes dos donos do que às gravações de desconhecidos. Mas preferiam não sair do lugar. Ficavam paradinhos.

“Esses resultados indicam que os gatos não respondem ativamente aos donos que estão fora de vista, mesmo quando eles distinguem suas vozes”, conclui a pesquisa. “Historicamente falando, gatos, ao contrário de cachorros, não foram domesticados para obedecerem às ordens humanas. Em vez disso, eles parecem ter tomar a iniciativa na relação homem-gato”.

Ah, deixa eles. São tão fofos.

Via: Superinteressante

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...
  • Solange manzaro

    Tenho três gatos que quando ouvem a minha voz saem de onde estão e vem ao meu encontro mesmo não me vendo. Acho que eles são exceção a regra.

    • Marília

      Os meus gatos TB vem ao meu encontro aonde eu estou quando chamo por eles.

    • Sidonia

      A minha também não precisa me ver para responder a minha voz…Acho que no estudo, devem ter estranhado porque a voz muda em gravações e porque o cheiro não estava presente…

    • Caique de melo

      O meu também vem de imediato !

  • Alexander

    Minha gata atende ao chamado.

  • Laís

    A minha menina tbm vem correndo qdo a chamo, mesmo sem que ela me veja! Mais uma excessão! <3

  • Fátima Regina

    Minhas gatas me atendem e entendem perfeitamente o que falo para elas, por exemplo:
    “filhas vamos nanar” elas levantam de onde estão e vão direto para o quarto e pulam na cama. Outra detalhe qdo eu viajo eu ligo em casa e peço para colocar o telefone para elas me ouvirem e a reação delas é de alegria. Existe uma polêmica muito chata em torno dos gatos eu chego em casa as chamo elas veem logo, eu saio de casa falo tchau filhas a pequena vem atrás de mim miando tipo “não vai fica aqui”.

  • Rita

    Minha gata Lily atende qdo chamo, olha para lugares q aponto, em compensação a Pretinha não me dá bola, rsss

  • Regiane

    Só se forem os gatos do Japão. rs
    Eu acho que vai de cada gato. Tenho 12 em casa, uns atendem, outros não.

  • eliane

    a minha gata assim que chego na porta de casa e ela ouve minha voz vem correndo pra porta esperando eu abri.eu particulamente nao acredito ao pe da letra nessas pesquisas

  • Raiza

    Meus gatos atendem ao meu chamado mesmo quando estou fora de vista e por incrível q pareça, cada um sabe o seu nome, já fiz um teste. Enquanto meu gato dormia eu o chamei por diversos nomes diferentes, mas quando disse o dele ele olhou na hora.
    Eles entendem até a bronca q levam quando fazer alguma coisa errada.

  • Júlia

    Eu tenho 3 gatos e todos respondem quando eu chamo. Sempre quando chamo a minha gata mais velha, ela vem correndo miando ainda,como se ela tivesse dizendo: Tô indo mamãe!! Não são todos que não respondem.

  • Margarete Carvalho

    Adotamos um gato, adulto e eh cego, quando o chamamos, ele vem , fica esperando na porta assim que chego em casa, mia quando falo com ele, uma coisa linda, tambem nao acredito na pesquisa nao…eles sao espertos demais!!!!

  • Kenya

    Tenho três gato… e os três atendem ao meu chamado.