Para quem ama uma boa história, cinema brasileiro e gatos, está em cartaz o filme “Nise – O coração da Loucura”. O filme é estrelado por Glória Pires que faz o papel de Nise. Mas quem foi Nise da Silveira?

20160101212016138808o

Nise da Silveira foi uma importante médica psiquiatra. Alagoana, dedicou sua vida à pisiquiatria, e o que a difere dos outros é o fato dela ter se manifestado radicalmente contrária às formas agressivas de tratamento da época, como eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia.

Nise implantou a terapia com animais, especialmente com gatos, em hospitais psiquiátricos. Ela foi pioneira na pesquisa das relações emocionais entre pacientes e animais, que costumava chamar de co-terapeutas. Ela percebeu a possibilidade de tratamento observando um paciente a quem delegara os cuidados de uma cadela abandonada no hospital. Ele melhorou a partir da responsabilidade de tratar do bichinho como um ponto de referência afetiva estável em sua vida. Parte deste processo ela expõe em seu livro “Gatos, A Emoção de Lidar”, publicado em 1998. A médica era uma apaixonada por gatos e o gatinho dela, o Carlinhos, era seu companheiro de todas as horas (e aparece com ela em muitas fotos).

Além de trabalhar a afetividade dos pacientes com os animais, Nise investiu também na “arte” contida nos internos. Eles tiveram oportunidade de expor em pinturas e outros trabalhos artísticos tudo o que sentiam, sonhavam, desejavam.

nise-o-coracao-da-loucura

A vida de Nise foi marcada pela dificuldade para convencer outras pessoas de que o melhor tratamento não era o de eletrochoque e remédios. Nise também foi presa, sabiam? Pois é. A vida dela foi tão incrível que merecia virar filme. 

“Nise – O coração da Loucura” levou o Troféu de Melhor Filme em Festival de Tóquio e percorreu vários países colecionando elogios de críticos e público.

Fica a dica para o final de semana 🙂

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...
  • Denis

    Bacana que a dica fala onde estréia…kkkkk Quando, onde , que horas? ?