Assim como para os humanos, os rins são órgãos vitais para os gatos. Eles filtram toxinas e resíduos presentes no sangue derivados do metabolismo e excretam através da urina. Além disso, os rins regulam a pressão arterial, auxiliam no equilíbrio de minerais no organismo e ainda participam do sistema hormonal. Deu pra notar o quanto os rins são mesmo importantes e, por isso, problemas renais podem afetar e muito a saúde do seu bichinho.

vet

 

Há dois tipos de insuficiência renal: a aguda e a crônica. A insuficiência aguada pode ocorrer decorrente de infecção ou pela ingestão de toxinas. Se diagnosticada a tempo, a crise é reversível. Já a insuficiência renal crônica é bastante comum em gatos idosos e pode ser controlada com alimentação adequada.

O acompanhamento periódico de alguns indicadores como ureia e creatinina identificados em exames de sangue são grandes aliados. O diagnóstico é extremamente importante e apenas o médico veterinário é capaz de fazê-lo, mas alguns sinais podem indicar crises renais como urinar com muita frequência, consumo de água em excesso, desânimo, falta de apetite e até vômitos. Sempre observe seu gato e converse com o veterinário caso haja alguma alteração de comportamento.

Uma dica: Saiba a importância do consumo de água, incentive seu gatinho a beber água em quantidades adequadas e mantenha a água longe da comida!

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...