Quem vive com gatos sabe: nada fica imune aos pelos dos bichanos. Ter gatos em casa significa que seus objetos, incluindo móveis e roupas, vão ficar sim cheios de pelos. E que sempre que você varre a casa, dá pra fazer um bicho de pelúcia. Mas, calma. Dá pra administrar os pelos pela casa e roupas, e, inclusive, evitar a queda exagerada dos pelos dos gatinhos.

A queda de pelos é super normal e saudável, e é isso que mantém a pelagem dos gatos brilhante e bonita. É essa troca de pelos velhos e mortos por novos e sedosos que deixa o gato bonito. Mas um desequilíbrio pode contribuir para a queda exagerada de pelos, que pode acontecer por alguma carência nutricional ou problema de saúde.

Para evitar essa queda exagerada, dê uma ração balanceada de boa qualidade, de preferência com ômega 3 e ômega 6 que contribuem para a saúde do pelo do animal (deixa mais sedoso e com menos queda). Experimente também os produtos que prometem diminuir a queda de pelos dos gatos, como sprays, óleos, suplementos vitamínicos, xampus (é bom consultar o seu veterinário). Não deixe se escovar o seu gato com frequência. Assim o pelo morto ficará na escova e não totalmente espalhado pela casa. Tente não estressar o bichinho. Situações de estresse como mudança de casa, barulho, idas constantes ao veterinário, podem estressar e aumentar a queda de pelo deles.

escovacao-pelos-gatos

Agora, essas dicas diminuem a queda mas não vão evitar. Os pelos vão continuar caindo! Então, para isso, tente acostumar o gato a dormir e repousar em um lugar só, tipo a caminha dele. Assim os pelos ficam concentrados e facilita na hora de remover.

Tente proteger móveis e estofados com capas removíveis e laváveis. 

Tenha sempre a mão os rolos aderentes feitos de material adesivo. Eles são salvadores de vida!

Não pense duas vezes entre escolher vassoura e aspirador de pó. Tapetes, canto dos estofados, cortinas e os lugares mais difíceis ficarão livres dos pelos com o aspirador.

Legal também ter um escova de roupas. Você vai acabar usando bastante!

E por último, experimente as luvas de borracha daquelas amarelas que utilizamos para lavar pratos. Elas são ótimas na hora de remover pelos. Basta colocá-las e ir passando a mão nas roupas, sofás e onde mais for necessário. Os pelos serão facilmente retirados de onde estão.

Inclusive, existe um tutorial que mostra como usar a luva e que dá pra substituir tudo apenas pelas luvas.

Elas são bem mágicas mesmo, dá uma olhada!

 

O que você faz para remover os pelos da sua casa e das suas roupas? Conta pra gente qual dica você já usa 😉

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...