Os gatos, apesar de carnívoros, adoram comer uma plantinha. Isso porque os vegetais ajudam no processo digestivo dos felinos, e ainda auxiliam na remoção das bolas de pêlos. Por isso, não se assuste se você achar pela casa um líquido esverdeado no chão. Isso é normal. E, assim como nós, os bichanos não podem comer qualquer plantinha. Então, acompanhe as dicas de plantas liberadas e o que você pode fazer no jardim para o seu gato se divertir mais; seja escalando, comendo, cheirando e observando as flores.

Para comer:

Alface – agrada humanos e gatos e é super fácil de cultivar.

Salsa  é excelente para prevenção de problemas renais, pode ser comido ou dado aos gatos na forma de chá para combater a cistite (converse sempre com o veterinário se o problema persistir). Também é ótima para evitar o mau hálito.

Trigo, Aveia e Milho ótimas para ajudar na digestão e eliminação de bolas de pêlos, tanto causando vômito ajudando-as a passar pelo intestino.

Camomila – você pode usar essa planta para fazer chá, e os gatos comem suas folhas para ajudam na redução de dores estomacais e no processo digestivo. 

4-3

Para cheirar:

Erva dos gatos e Valeriana – a valeriana é usada por nós como medicamento natural para tratar ansiedade e insônia, mas, nos gatos, o cheiro da catnip (erva dos gatos, Nepetea cataria) e da valeriana (Valeriana officinalis) causam uma sensação de euforia, fazendo com que deitem, mastiguem e rolem na planta. Alguns gatos que não reagem à catnip podem reagir à valeriana e vice-versa.

As duas ervas são bastante resistentes à variação climática e fáceis de cultivar, só atente para não expor demais o gato a elas, limitando seu acesso para que não acostume demais, o que faz com que percam o efeito.

gato

Para observar:

Rosas e Girassóis – quem resiste a essas duas belezas? Ninguém, até mesmo os gatos. As duas flores são seguras para os bichinhos e deixam o jardim mais coloridos para os olhos humanos. Se quiser que o seu gato curta a cor também, escolha flores amarelas ou azuis pois eles não enxergam tons de verde nem vermelho.

flowermart

Para explorar: 

Se tiver espaço sobrando no seu quintal, teste colocar bambus para o seu gato se esconder e se aventurar, assim como um gramado pra ele deitar na hora do banho de sol. Aí é só curtir o momento tomando um chá e observando as travessuras do seu gatinho.

gato1

E ATENÇÃO! Evite a qualquer custo as plantas venenosas para os gatos. Confira a lista no maior portal para consulta de plantas tóxicas e não tóxicas, o site da ASPA. Tá em inglês, mas você pode buscar pelo nome científico da planta (no Wikipédia, por exemplo).

Fonte: gatinhobranco

 

 

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...
  • Júlia Amécia Carvalho

    Olha mãe. Miralma