Poderiam um ronronar de um gato ou o balançar do rabo de um cachorro ajudar a curar a depressão nos humanos?

“Pets oferecem um amor incondicional que podem ser muito valiosos para pessoas com depressão”, diz o psiquiatra Ian Cook.

Estudos mostram que animais podem reduzir a tensão e melhorar o humor. Em conjunto com o tratamento, pets podem ajudar pessoas com depressão a se sentirem melhor.
Se você está deprimido, eis algumas questões em que seu pet pode ajudar:

pata1- Amor descomplicado
Sua relação com seus amigos e familares é complicada e desgastante? Um pet pode ser um bom antídoto. “Com seu pet, você pode apenas viver o momento, e ser você mesmo.”, diz Terry Wright, PhD, pisiquiatra em Santa Ana, Calif. “Você não precisa se preocupar em magoar seu gato ou seguir conselhos que você não quer seguir”.

pata2- Responsabilidade
Você pode até pensar que não tem capacidade para cuidar de um pet agora. Tomar conta de você mesmo já pode parecer difícil o suficiente. Mas, especialistas dizem que adicionar um pouco de responsabilidade à sua vida pode ajudar, e muito! Uma nova vida para cuidar adiciona um novo e positivo foco para a sua vida. “Cuidar de um animal pode te ajudar a perceber o seu próprio valor e importância”, diz Cook. Isso irá melhorar sua auto estima e lembrá-lo de que você é capaz, e que pode fazer mais do que pode imaginar!

pata3- Atividade
Você mal tem saído do sofá nos últimos dias? Você precisa de mais atividade física! Se exercitando, você libera hormônios muito importantes para sua saúde mental, como a endorfina e a dopamina, que são responsáveis por te deixar feliz e tranquilo. Animais podem ajudar nisso! Se você tem um cão, precisará sair com ele para passear, se tem um gato, precisará brincar com ele. Atividade física é, sem dúvida, um dos melhores remédios para combater a depressão.

pata4- Rotina
Ter uma rotina e compromissos diários ajuda pessoas com depressão. Um animal é uma rotina por si só. Acordarão você pela manhã, pedirão comida e água, pedirão para sair pra passear ou brincar. Precisarão de cuidados, e isso ajudará você a se manter ocupado.

pata5- Companheirismo
A depressão pode fazer você se isolar e se afastar dos seus amigos e familiares. Se você tem um pet, você nunca estará sozinho. Isso pode fazer a diferença de verdade.

pata6- Interação social
Ter um pet pode te ajudar a ter mais contato social com outras pessoas. Você pode conversar e conhecer pessoas novas enquanto passeia com seu pet ou espera no consultório veterinário. Pets quebram o gelo naturalmente, e outras pessoas que também têm pets adoram falar sobre eles.

pata7- Toque
Estudos mostram que pessoas se sentem melhor quando têm contato físico com outras pessoas/ animais. Pets oferecem isso em tempo integral. É simplesmente terapêutico ter um gato no colo enquanto você o acaricia, e ele ronrona. Estudos comprovam também que acariciar um animal pode aumentar sua expectativa de vida. Quem tem um pet tem 40% a menos de chance de ter um ataque cardíaco.

pata8- Saúde melhor
Estudos comprovam que ter um pet pode te ajudar a diminuir a pressão do sangue, reduzir o stress e elevar a produção dos hormônios que te fazem sentir feliz.

Mas, atenção! pets não são pra qualquer pessoa com depressão. Se você está deprimido, pense com cuidado antes de ter um pet. Se você tem um ente querido com depressão, não ache que surpreendê-lo com um pet vai ajudar. Poderia até piorar. A decisão de adotar um animal é muito importante e deve ser bem pensada. Por isso, antes de decidir, se faça as seguintes perguntas:

– Você se sente confortável com animais?
Muitas pessoas que se beneficiaram da companhia de animais já conviviam com eles desde a infância. Eles já estão acostumados a ter um animal como fonte de conforto. Se você nunca teve um pet, pense se você realmente gostaria de ter um.

– Ter um pet te deixaria preocupado?
Medo e preocupação com a morte é um sinal comum de depressão. Se ter um pet significa que você vai estar sempre preocupado e pensando sempre na possibilidade de que ele morra, não vai resolver.

– Sua depressão está muito intensa nesse momento?
Tomar conta de um animal não é diferente de cuidar de uma criança. Se sua depressão é tão severa que você não se sente capaz de cuidar de um animal, não é uma boa ideia no momento. Se recupere, e depois pense novamente na possibilidade, até se sentir seguro.

– Você pode sustentar um gato?
Ter um pet significa que você vai gastar algum dinheiro com ele. Dar uma alimentação de qualidade, cuidados veterinários, vacinas, castração…Então, só tome essa decisão se realmente puder dar a ele uma vida confortável e feliz.

E o mais importante: Procure ajuda profissional! Um pet pode ajudar nessa luta constante contra a depressão, mas somente um bom tratamento com a ajuda de profissionais vai poder te ajudar a ter uma vida tranquila e feliz!
Saiba sempre que você não está sozinho, e que todos os dias milhares de pessoas passam pelo mesmo problema que você, e com a ajuda necessária, conseguem sair dessa!
É como dizem: mesmo quando tudo parecer perdido e você não tiver vontade de fazer nada, comece fazendo o necessário, depois o que é possível e, quando você menos esperar, estará fazendo o que antes considerava impraticável.

Fonte: Webmd

 

 

 

 

 

 

 

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...