Quem tem gatos em casa sabe: Não é fácil manter os móveis sempre inteiros e impecáveis.
Arranhar faz parte do instinto do gato, e os motivos pelos quais ele faz isso vão muito além de simplesmente irritar seu humano: Eles precisam.
Ao se esticar para arranhar um sofá, por exemplo, um gato alonga e exercita o corpo, o que é muito bom para que mantenha a forma.
Além disso, arranhar faz com que ele afie as unhas, que são instrumentos importantíssimos na hora de se defender dos predadores.
Arranhar também é uma forma do gato marcar território, pois as patas dos gatos contém feromônios que são deixados na superfície arranhada, sinalizando para os outros gatos que passarem por ali que alguém manda no pedaço.
Mas, nada disso significa que você não possa ter móveis em casa sem que acabem destruídos.
Separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa batalha, e com um pouco de paciência e boa vontade, com certeza seu gato logo logo deixará seus móveis em paz 🙂

1- Arranhadores são a melhor opção
Essa é, sem dúvida, a opção mais eficaz. Existe no mercado diversas opções de arranhadores, para todos os gostos e bolsos, e de vários tipos de materiais diferentes. Clique aqui para conhecer uma loja cheia deles, e que entrega em todo o Brasil.
O ideal é espalhar vários por toda a casa, nos lugares que seu gato mais frequenta e nos locais de passagem entre um cômodo e outro.
Observe o que seu gato mais gosta de arranhar. Se for o sofá, por exemplo, dê preferência a arranhadores com a superfície de tecido ou acarpetadas, como os abaixo:

arranhadoresarranhador-de-sofa

Dica importante: Posicione o arranhador bem na frente/ ao lado de onde seu gato costuma arranhar. Se for na quina do sofá, por exemplo, posicione o arranhador bem na direção de onde ele arranha. Assim, ele terá dificuldades para acessar o antigo local, e acabará subitituindo-o pelo novo arranhador.
Com o tempo, ele se acostumará com ele e você poderá colocá-lo em outro lugar que seja mais conveniente, pois ele continuará procurando o arranhador onde quer que esteja.

Existem também arranhadores de outros tipos de materiais, como papelão, cisal, madeira, etc.
O mais legal é que existem muitos modelos que além de servirem para arranhar, também servem de toca, cama e até playground!
Nós, aqui do CAT CLUB, temos um arranhador castelo enorme (clique aqui para comprar) que é a paixão dos nossos gatos. Eles adoram! Porque além de se exercitarem subindo e descendo por ele, eles arranham bastante e ainda têm uma toquinha lá no alto para se esconderem.
Esse tipo de arranhador alto é muito bom pois permite que o gato se estique todinho e se alongue bastante, o que pode não acontecer em modelos mais baixos.

arranhador22
Os playgrounds são uma ótima pedida! Existem muitos modelos no mercado:
arranhadores-castelo
Alguns gatos também preferem arranhadores horizontais, e para eles também existem algumas opções bem bacanas, e que podem servir até como caminha:

arranhadorrr

Para os gatinhos que gostam de um escurinho e de se entocar, existem também os arranhadores em formato de torre, que além de serem altos e permitirem que se alonguem completamente, também servem de esconderijo.

arranhador42- Mantenha as unhas do seu gato aparadas
A missão pode parecer um pouco difícil à primeira vista, mas com um pouco de prática, logo você pega o jeito. Compre uma tesourinha de unha específica para gatos, e mantenha as unhas dele sempre aparadinhas. Isso vai fazer com que além do estrago ser menor em seus móveis, ele não tenha problemas com unha encravada (isso acontece quando a unha cresce tanto a ponto de entrar na carne da pata do gato).
Veja nesse post como cortar as unhas do seu gato corretamente.

3- Deixe bem claro o que pode e o que não pode.
Muita gente pensa que gatos não são tão treináveis quanto cachorros, o que não é verdade. Pode até demorar um pouquinho, mas com um pouco de paciência e dedicação da sua parte em mostrar a ele o que ele pode e o que não pode fazer, ele aprenderá.
Toda vez que o pegar arranhando um móvel, repreenda-o e diga um NÃO bem firme. Em seguida, leve-o até um arranhador e indique a ele que ali ele pode arranhar.
Caso ele use, demonstre sua satisfação e recompense-o com algum petisco que ele goste.
Pode não funcionar na primeira ou na segunda vez, mas com o tempo, o gato associará a recompensa ao ato de arranhar o local correto.

É isso! Clique aqui para escolher e comprar o seu arranhador, e boa sorte! 🙂

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...