Diariamente recebemos perguntas dos nossos leitores e procuramos responder sempre. Muitas vezes, como o volume é bem grande, não conseguimos!

Foi aí que tivemos a ideia de criar esta sessão no blog. Às vezes a dúvida de uma pessoa pode ser a dúvida de outra. 🙂

Não somos especialistas nem donos da verdade, por isso vamos sempre dar nossa opinião de gateiro! É sempre importante consultar um profissional para dúvidas relacionadas à saúde e ao bem-estar do seu bichinho, a ideia aqui é trocar experiências e levantar questões.

Recado dado, vamos ao que interessa!

Quem vai inaugurar a nova sessão é o Leandro Rafael e ele perguntou o seguinte:

“Eu estou de mudança e a casa onde moro com meus pais é um apartamento térreo com um quintal semi-aberto (ou seja, meus gatos conseguem passear ao ar livre sem ter acesso a rua propriamente dita). Sendo assim, tenho 4 gatos em casa e como vou me mudar, gostaria de levar um dos gatinhos – a que está diretamente ligada a mim, digo, a que se mostra mais ligada a mim. Sendo que essa nova casa é um apartamento também, no entanto sem quintal. A minha dúvida é se seria uma mudança que não seria saudável para minha gata: levá-la para um apartamento sem quintal e sem os outros gatinhos. Não sei se é importante mencionar que esse outros gatinhos (3) são seus filhos, no entanto ela demostra alguma ‘repulsa’ a eles porque, sempre que algum se aproxima, ela rosna, arranha e foge.

Espero que tenha sido claro, obrigado pela ajuda.”

Leandro, a gente sabe que gatos são muito territorialistas e, na nossa experiência, não são muito  fãs de mudanças. Apesar disso, a boa notícia é que, como todos os animais domésticos, uma hora ou outra, eles se adaptam. Então, quanto à isso, não se preocupe, ela vai estar contente por estar do seu lado, apesar de ter que mudar de ambiente. Logo ela se acostuma.

Caixa

Uma questão muito, muito importante mesmo sobre a casa nova é que ela seja totalmente segura e à prova de gatos. Isso significa dizer que as janelas e varandas do apartamento precisam estar teladas. Não pode sobrar nenhum buraco, nadinha. Você pode até pensar que ela não vai pular, que é esperta, e de fato ela é, mas acidentes acontecem e um ambiente novo é sempre mais propício a acidentes. Ela vai estar explorando um ambiente completamente novo e pode acabar caindo pela janela. Quedas são bem comuns e graves, muitos gatos sofrem fraturas terríveis e a maioria não sobrevive ao impacto. Ao contrário do que se pensa, eles não possuem 7 vidas.

Janela

Outra dica legal é levar alguns objetos da casa antiga junto com vocês como uma caminha, um tecido onde ela curta deitar, enfim, algo que ainda tenha o cheiro da casa antiga para que ela se sinta mais em casa logo de cara.

Cobertor

Leve os potinhos de água e comida antigos pra que ela não tenha que se adaptar a mais essa novidade. Assim, as chances de ela se alimentar bem e beber água em quantidades adequadas são maiores. Mesmo fazendo tudo isso, observe e incentive o consumo de ração e água. Se não estiver, converse com seu veterinário. Leve também uma das caixinhas de areia antiga e mostre pra ela o novo lugar do banheiro. Não fique bravo e nem dê bronca se ela errar das primeiras vezes, logo ela aprende. 🙂

Screen Shot 2016-09-02 at 6.42.30 PM

No mais, ela vai acabar sentindo saudade dos filhos, apesar dos desentendimentos. Família, sabe como é que é, né! Se houver possibilidade, leve para visitar a casa antiga de vez em quando ou leve os filhotes para passear na casa nova.

mala

Observe como ela se sai na casa nova e, se ela ficar prostrada, triste, não se alimentar bem ou ficar arredia, considere levá-la de volta. Pode acontecer, então é importante respeitar a vontade do animal. E se você acabar ficando triste e se sentir sozinho sem a companhia de um gatinho (sabemos que para um gateiro que tem 4 gatos em casa é difícil ficar sem ouvir miados e sem ter um aconchego peludo) sempre existe a possibilidade de adotar um novo gatinho e ainda visitar os gatinhos da casa dos seus pais de vez em quando!

Desejamos boa sorte e muito amor na sua nova casa. <3

Você tem alguma dica pra dar pro Leandro? Comente aqui no blog ou mande uma sugestão nos comentários do Facebook! =^^=

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...
  • Leandro Rafael

    Obrigado, Imensamente pela ajuda !!!! Adorei o post !