Essa dúvida aparece bastante pelo nosso inbox e nos emails, então hoje vamos falar sobre a queda de pelo.

Dos papos que já levamos com veterinários, a queda do pelo é algo bastante corriqueiro – na maioria das vezes. Os gatos perdem pelo diariamente quando se lambem assim como nós, humanos, perdemos cabelo quando tomamos banho e nos penteamos. Eles trocam de pelo a cada 6 meses, para que no lugar vá se formando uma pelagem nova, mais forte, com mais brilho e mais bonita.

Entretanto, é importante saber que a queda do pelo nem sempre é normal. Por isso, é sempre recomendado consultar o médico veterinário em caso de dúvida quanto à saúde do seu animal.

A queda de pelo do seu gatinho é constante ou ocorre de tempos em tempos? Se ela é constante e em pequena quantidade, provavelmente é uma queda normal. Fêmeas costumam perder um pouco mais de pelo quando estão no cio ou quando estão amamentando. Observe também se junto com a queda de pelo, outros sintomas aparecem. Por exemplo: Se a queda de pelo for localizada, houver coceira e descamação ou até mesmo outros sintomas como diarréia, vômito ou apatia, nesses casos, o animal deve ser levado ao veterinário o quanto antes para que o problema seja diagnosticado e para que ele receba tratamento adequado.

É bom ficar de olho também no tipo de alimentação que o gato está consumindo, se o ambiente e se a terrinha estão bem higienizados (sem esquecer que alguns produtos de limpeza podem causar intoxicação ou alergia).

Agora, mesmo a queda normal de pelo acaba acumulando tufos pela casa e quando você se dá conta, parece que está em um filme de velho oeste. As poltronas, almofadas e sofás ficam cheios de pelo e suas roupas escuras parecem casacos de pele. Sabemos bem como é! Pra isso, existem alguns truques ótimos:

1. Luva de borracha: A luva de borracha é um truque mágico que muda a vida de qualquer gateiro!

 

2. Escove seu gato a cada 3 dias: essa dica é importante até para ajudá-los a se livrar dos pelos mortos sem que façam ingestão durante a lambedura e formem muitas bolas de pelo no estômago. É importante usar escovas indicadas para gatos neste processo para que o serviço seja completo e para não machucar a pele deles.

hair

 

3. Rolo de folha adesiva: esse truque é um velho conhecido e funciona muito bem também. É bom para tirar uma quantidade pequena de pelos na roupa quando você está atrasado para sair de casa e precisa se mostrar apresentável!

rolo

 

4. Mãos úmidas: esse truque é pra quando for uma emergência e você não possui nenhum dos outro acessórios. Passar as mãos úmidas pela roupa funciona, mas tem que ter paciência e ir tirando aos pouquinhos.

5. Esponja de lavar louça: Funciona um pouco como a luva de borracha e é mais aconselhado para móveis do que pra roupas. O lado usado precisa ser o amarelo e ele deve estar levemente úmido.

6. Aspirador de pó: Pois é, não tem muito jeito! Quem tem gato tem que estar sempre passando um aspirador ou pelo menos uma vassourinha todo dia pela casa.

Gostou dessas dicas? Se você também tem uma pergunta, mande pra gente que vamos responder com a nossa opinião de gateiro!

 

**ATENÇÃO**

É sempre importante consultar o médico veterinário antes de colocar em prática qualquer novidade no manejo do seu gato. Certifique-se de que ele esteja saudável e não tenha tendência a problemas respiratórios ou alergias que possam ser agravados. Muitos gatos possuem alergias a diferentes areias higiênicas, rações e etc.

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...