Querida Manu,
se você puder, enquanto tem lá seus 17 anos, viaje bastante e tente gastar todo o seu dinheiro em roupas e sapatos (apesar de que eu sei que você já faz isso sem eu precisar pedir). Porque daqui há 10 anos você não vai ter mais vontade de passar mais de 2 dias fora de casa e vai preferir comprar um arranhador novo super moderno no lugar da nova coleção de seja lá qual for sua marca de roupa favorita.
Não, não é que você não possa – eu sei que você já está pensando isso – acredite em mim, você simplesmente não vai querer.
Olha, vou começar dando uma dica: Não invista muito dinheiro no sofá, nem gaste muito tempo escolhendo o mais bonito. Ele não vai durar muito tempo e é melhor que tenha sido barato.
Outra coisa: Se você lembrar, é bom começar a guardar os araminhos de saco de pão e pedaços de papel alumínio (você pode amassá-los em bolinhas), eles serão muito úteis no futuro e ficarão escassos em casa.
Caixas de papelão e sacolas de papel também serão bem úteis, então, guarde as mais inteiras que você conseguir.
Quando a hora chegar, você vai saber. Seu primeiro gato virá como um presente de aniversário e será a coisinha mais fofa desse mundo. Pra facilitar, adianto logo: Você vai batizá-lo de Oliver e ele vai precisar muito de você, inclusive até hoje.
Se esforce pra aprender tudo que você puder sobre gatos, se informe, leia, pergunte. Acho que você já terá o Google à sua disposição quando o Oliver chegar, então, use-o! Aprenda a limpar orelhas, cortar unhas, dar comprimidos.
Ah! E por favor, você vai ter uma longa história com gatos de pelos longos, então, pelo amor de Deus: adote o hábito maravilhoso de escová-los TODOS OS DIAS.
Não quero te assustar, mas, o Oliver vai passar por maus bocados. Ele vai ter um fungo no ouvido que vai depender de muita dedicação sua pra melhorar, vai ter esporotricose duas vezes e depois, vai ficar entre a vida e a morte quando você descobrir que ele tem problema no coração. Por favor, eu sei que você vai ser nova ainda, mas, tente não deixar a parte mais difícil com a sua mãe. Ela vai sofrer pra aprender sozinha a dar os comprimidos pra ele quando você não puder estar em casa na hora certa, e vai cuidar dele com tanto amor, que quando você casar e sair de casa, ele vai escolhê-la e não vai embora com você.
Ele vai escolher a sua mãe, mas, não fique triste. Você hoje sabe que eles nasceram um para o outro, e que quando se trata de gatos, são eles que escolhem, não você. Aceite e continue vivendo.
Depois de um tempo morando com o Igor (seu marido), e sem o Oliver, você vai sentir falta de ter um animalzinho. Você vai encontrá-lo e não pense duas vezes, leve logo os dois pra casa, eu sei que você vai se apaixonar pela irmãzinha dele assim que os vir brincando juntos. Te conheço.
Eles vão se chamar Tyler e Marla, por causa de um filme que você vai adorar, e também porque o Tyler vai ser a cara do Brad Pitt.
E olha, não quero estragar a surpresa, mas, sua vida vai começar aí. Depois deles, você vai se descobrir pessoal e profissionalmente, e sua vida vai virar de cabeça pra baixo.
Por favor, não se assuste logo de cara. Eu sei que você ainda vai ser inexperiente e meio desajeitada na época, mas, não vai ter jeito: a Jojo vai aparecer. E não tente resistir, ela vai te conquistar.
Você vai achá-la na rua, e vai cuidar dela pensando em encontrar um bom lar adotivo, afinal, Tyler e Marla vão ter chegado há menos de 2 meses.
Você vai achar que será muito trabalho, mas acredite, não vai. Três é a mesma coisa que dois. Sério, esqueça os gastos triplicados, você vai dar um jeito nisso. É só parar de comprar sapatos desnecessários.
Não passe muito tempo pensando se deve ou não doar a Jojo para os pretendentes que aparecerão. Você não vai, então é melhor poupar esforços e fazer algo mais produtivo.
Jojo vai ser sua primeira experiência com resgate, Lar temporário, essas coisas. Você vai aprender muito sobre gatos com ela. Vai aprender o que é FIV e FELV, e vai se desesperar. Mas fica calma, nenhum dos seus gatos vai ter e depois de uma longa espera, você vai poder juntar a Jojo com o Tyler e a Marla, e ela será oficialmente da família.
Aliás, não precisa se preocupar tanto com a adaptação, eles surpreendentemente vão se dar super bem logo de cara. Vai ser fácil, relaxa.
Depois disso, essas três bolinhas de pelos vão passar a ser as estrelas principais da sua vida. Você vai amá-los tanto, mas tanto, que o coração vai chegar a doer. E ele também vai apertar quando chegar a hora de castrá-los, mas calma, isso é normal. Quem ama tem mesmo medo de perder. Mas fica tranquila, vai dar tudo certo (apesar de hoje eu achar que você deveria ter escolhido a anestesia inalatória. Mas tudo bem, você não sabia.)
Tyler vai fazer você descobrir que gatos também têm bronquite. E vai te deixar louca correndo de veterinário em veterinário tentando deixá-lo curado.
Vai demorar um pouquinho e você vai sofrer bastante achando que nunca conseguiria, mas vai ser bom, porque você vai começar a acreditar no poder da homeopatia, e ela vai curar seu filhote. Não duvide, acredite, porque senão não vai funcionar.
A partir daí, sua vida vai ser uma loucura. Mas uma loucura boa.
Você vai começar a não aguentar mais ver nenhum animal abandonado à sua volta. Vai perder noites de sono, vai chorar, vai se arrepender, vai se arriscar, vai resgatar gatos e cachorros, vai aprender muito e vai achar lares maravilhosos pra cada um deles.
Não tente evitar, você vai chorar cada vez que um deles se for, mesmo sabendo que terão um futuro cheio de amor pela frente em seus novos lares. Você sempre vai se lembrar deles com muito amor.
Não tenha medo, não hesite, não ache que o fardo é pesado demais pra você carregar. Não é. Você vai conseguir, com todos! E nada vai dar errado, nada.
Mantenha seu coração aberto, sempre. E tudo que você vai receber em troca será amor.

É isso, Manu. Boa sorte. Você nem imagina a vida maravilhosa que tem pela frente.

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...
  • Patricia Leite

    Manu, você é uma inspiração. Continue sempre assim, uma linda mamãe de gatos. Você nasceu para isso

  • Mariane

    Lindo,adorei!

  • Juliana

    Chorei de emoção com seu texto. Entendemos perfeitamente cada parte dele, pois é igual a nossa vida também. Parabéns!!!

  • cristiane

    Ah, as loucuras que a gente faz! 🙂