Gatos totalmente brancos com olhos azuis são muito bonitos e também têm mais probabilidade de serem surdos. Isso não é razão para não se apaixonar, mas é algo que os tutores precisam saber para manter seus gatos seguros e saudáveis. “A Surdez hereditária é uma grande preocupação em gatos brancos, e mais ainda, se uma ou ambas as íris são de cor azul,” de acordo com a Universidade de Medicina Veterinária de Cornell.

Gatos surdos são felizes e saudáveis como todos os outros gatos, mas devem ser mantidos dentro de casa. “Mesmo os gatos que são totalmente surdos desde o nascimento podem ser companheiros perfeitamente normais, enquanto algumas precauções forem tomadas. Tente mantê-los fora de situações em que a sua segurança depende de sua capacidade de captar sinais auditivos. Não deixá-los ir para fora, onde podem ser mortos ou feridos por ameaças que não podem ouvir, como cães e carros.”

Nem todos os gatos brancos com olhos azuis nascem surdos, mas a maioria deles são, de acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Medicina Veterinária de Cornell. A pesquisa mostrou que 65 a 85% dos gatos completamente brancos e com dois olhos azuis são deficientes auditivos. Esse número cai para 40% se o gato tem um olho azul e 17 a 22% se o gato é branco puro, mas não tem olhos azuis. A Surdez está associada com defeitos no “aparelho auditivo” e pode afetar um ou ambos os ouvidos, de acordo com um relatório da icatcare.org.
A causa da surdez é um gene dominante “W” que sempre produz a pelagem branca e, por vezes, mas não sempre, produz a surdez parcial ou total também. “Se um gato branco tem dois olhos azuis, tem de 3 a 5 vezes mais probabilidade de ser surdo do que um gato com os dois olhos não azuis”, segundo o icatcare.org.

Um teste simples, não invasivo, chamado de teste BAER, pode ser realizado para verificar se um gato é surdo. Você também pode tentar bater palmas ou assobiar em voz alta enquanto seu gato estiver de costas, para ver se ele reage ao som.

gatosurdos
Fonte: Life with Cats e Icatcare.org

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...
  • suellen

    Tenho uma gata totalmente branca que é ouvinte e tem um olho de cada cor e cruzou com meu gato totalmente branco com os dois olhos amarelos e era surdo, saíram dois filhotinhos branquinhos adoráveis de olhos azuis e surdinhos.