Gatos são seres super curiosos, e é bastante comum vê-los brincando e perseguindo insetos (abelhas, marimbondos, etc).
Mas, assim como nós, eles também podem ser picados e sentir muita dor com o ferrão, e muito desconforto com o inchaço que vem logo depois.
E assim como nós, eles também podem ser alérgicos a certos insetos e desenvolver um quadro de alergia mais sério. Observe!

Por isso, neste post você encontrará dicas do que fazer quando notar que seu gato foi picado! Vamos lá?

1- Sinais de que ele pode ter sido picado por um inseto
– Dor
– Inchaço
– Miados incessantes
– Vômito
– Dor
– Dificuldade em respirar

2- Se ele tiver um destes sinais, CORRA para o veterinário:
– Dificuldade respiratória
– Língua ficando azul
– Manchas ou coceiras pelo corpo
– Parte do corpo inchando
– Respiração ofegante ou coração acelerado
– Qualquer sinal de alergia

BannerBlogCelular

3- Procure pelo ferrão, ele precisa ser removido o mais rápido possível. Se aproxime do seu gato gentilmente e de uma forma calma, tente acariciá-lo e ganhe sua confiança. Cuidado para não encostar bruscamente no local afetado, pois provavelmente está doendo muito!

4- Remova o ferrão! Não esfregue nem tente tirá-lo com as unhas ou a mão, isso só pode piorar as coisas, fazendo com que ele entre ainda mais e espalhe veneno. Use uma pinça ou um cartão de crédito para removê-lo. Caso você não consiga remover sozinho ou não consiga encontrar o ferrão, corra para o veterinário!

Dicas importantes:
– Se a picada foi na boca, ou se o gato engoliu o inseto e foi picado por dentro, CORRA para o veterinário, pois caso a garganta inche, ele irá sufocar e poderá vir à óbito.

– Coloque uma pedra de gelo no local da picada no caminho até o veterinário, isso ajudará a diminuir o inchaço.

– Não dê ao gato remédio humano de nenhum tipo. O metabolismo felino é muito diferente do humano e muitas medicações humanas podem matar um gato.

– Não use óleos essenciais em um gato; muitos deles são perigosos para gatos e podem levar a falência do fígado pela inabilidade de processá-los. Isso inclui aplicação externa. Tome cuidado com produtos para picadas de abelhas usados em humanos – o melhor é nem experimentar, pois você não sabe o que pode acontecer.

ab1 ab2 ab3 ab4 ab5 ab6 ab7 ab8 ab9
E não são só os gatinhos que sofrem com os insetos, não! Os cachorrinhos também são picados e as dicas acima também valem pra eles!
ab10

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...
  • Allana

    Minha gatinha já foi picada por formigas em uma das patinhas e a patinha ficou enorme. Na época nem tive a reação de levar ao veterinário por ser na pata, ela só ficava esfregando e lambendo a pata como sinal de incômodo, aí ficou quietinha e depois desinchou, nem sequer tive a ideia de passar gelo. Mas se acontecer de novo vou ficar atenta, até porque se acontecer em outro lugar pode ser perigoso.

    • Laysla

      Allana você retirou o ferrão da patinha dela ?
      Pergunto porque a minha gata está com a patinha inchada. Do mesmo jeitinho de algumas das fotos acima e não encontrei o ferrão . :/

  • Wilma Brito

    Infelismente não tive a mesma sorte, com meu gatinho d 5 meses ele apareceu mordido e sentindo muita dor pois estava miando muito, sabia q era n perna, localizei ei um furinho e achei d expremer, ele ficou acamado o dia e entrou pela noite, mandei aplicar Mercepton (Antitóxico), a noite ele começou a andar, fiquei muito feliz, infelismente no outro dia não apliquei mais o Antitóxico, q deveria ter aplicado, pois ñ imaginava q o caso iria s agravar tanto, isso aconteceu no inicio de janeiro e ao longo desse tempo ele nunca mais foi um gatinho ativo as vezes amanhecia mancando, até começar a inchar, infeccionou, chamei o veterinário q passou antibiotico, e mandou fazer compressa de agua quente c sal pra extourar e sair o pus, quanto mais aplicava mais inchava um dia amanheceu parecendo q até ele tava inchando, pesquisei encontrei no Google q pra picada era colocar partes iguais de água e leite, fiz em forma de gelo e passava em cima da inchação, logo vi q sortiu efeito pois ele começou a lamber e estorou saindo pus, passou uma semana e tornou estorar e sair todo o pus, fiquei muito alegre pois enfim meu gatinho iria sarar, mas pra meu desespero atacou os pulmões e começou a cançar, imediatamente chamei o veterinario, ele aplicou um corticoide e só piorou, no outro dia aplicou outro medicamento q na hora ele entrou em choque piorou mais ainda q no mesmo dia morreu.