Adotar um gato é uma experiência maravilhosa, mas como tudo na vida, vem com grandes responsabilidades! A partir do momento em que você decide ter um gatinho, precisa estar disposto a dividir sua casa e seu tempo com ele, fazendo o melhor possível para dar a ele uma vida plena, saudável e feliz.
Por isso, antes de tudo, tenha sempre as vacinas em dia, dê vermífugo regularmente e castre-o. É muito importante também evitar que tenha acesso à rua, onde poderá sofrer acidentes, se perder ou brigar com outros gatos e contrair uma doença.
Depois disso tudo, temos algumas dicas que vão te ajudar a dar ao seu gato uma vida mais feliz:

1- Mantenha a casa limpa
cl1

Apesar de sua origem selvagem, os gatos podem ser neuróticos com limpeza. Se você não conseguir manter a caixinha de areia deles bem limpinha, eles se recusarão a usá-la enquanto suja, e fará as necessidades em locais inapropriados para mostrar sua insatisfação ou prenderão as necessidades até que a caixa esteja limpa, o que não é nada bom para sua saúde.

2- Dê uma boa alimentação!
cl2

A alimentação do seu gato é uma das coisas mais importantes para garantir que ele seja saudável. Ao invés de pensar no quanto você vai gastar com uma ração super premium, pense no quanto essa escolha vai te fazer economizar com a conta no veterinário, pois um gato bem alimentado com ração de qualidade tem muito menos chance de ficar doente. Por isso, escolha uma ração Premium ou Super Premium, se possível. E fuja das rações coloridas!

3- Deixe sua água longe da comida.

cl3

Gatos naturalmente caçam comida e procuram água em momentos diferentes, então, a presença de água perto da comida pode evitar que os gatos bebam com freqüência.
Encontrar água em outros lugares pode ser extremamente satisfatório para eles, e uma casa precisa ter pelo menos uma vasilha de água por gato + 1 extra, em vários locais diferentes longe da comida.

Fontes para gatos são bastante populares e podem estimular os gatos a beberem mais água,  mas vasilhas normais funcionam bem também. Certifique-se de que a vasilha é grande o suficiente para o gato conseguir beber a água sem encostar os bigodes nas laterais da vasilha, e mantenha-a sempre cheia, quase transbordando.

4- Janelas são importantes
cl6

Pense nas janelas como a televisão do seu gato. Apesar do que a maioria das pessoas pensa, gatos normalmente preferem janelas pequenas e cômodos mais escuros.
Janelas muito grandes podem fazê-los sentir expostos de todos os “perigos” do jardim ou do mundo lá fora.

5- Deixe-o no topo!


Seu gato adora escalar os móveis ou até mesmo você? Pois é. Gatos adoram observar o mundo lá do topo, por isso é muito importante deixar que ele faça isso! Instalar prateleiras seguras para esse fim é uma ótima opção, assim como arranhadores altos e mobiliários específicos para gatos.

6- Não se esqueça da privacidade.
p

Dar um tempo da vida social faz parte do dia a dia de todo gato, por isso, esconderijos são essenciais.
Pode ser embaixo da cama, dentro do armário, atrás do sofá…Certifique-se de que seu gato encontre cantinhos especiais pela casa, e que sejam seguros para ele!

7- Não jogue o velho arranhador fora


Você percebeu como demorou pro seu gato finalmente se interessar pelo arranhador que você comprou? É porque quando mais velho e usado o arranhador estiver, mais eles vão gostar. Então, lembre-se que seu gato demorou bastante pra deixar o arranhador do jeitinho que ele gosta, então nada de jogar fora e substituir por um novo. Pelo menos por um tempo.

8- Passe tempo com ele.
lo
Gatos podem ser um pouco antisociais, mas eles realmente gostam de te ter por perto. Por isso, passe um tempinho brincando com ele todos os dias. Tente brinquedos diferentes e descubra do que ele gosta. Quem sabe vocês não encontram um novo hobby juntos?

9- Tenha plantinhas especialmente para ele!

Como a maioria dos gatos não tem contato com a natureza, eles vão adorar se você cultivar alguma graminha que possam comer. Você pode plantar milho de pipoca ou comprar uma graminha especial para gatos,  que eles podem comer à vontade!

10- Tente não mudar muita coisa de lugar.
gra2

Gatos gostam de coisas previsíveis, e preferem a disposição dos móveis e arrumação da casa sempre igual.
Mudar as coisas de lugar pode ser estressante para os gatos, então, tente fazer isso da maneira menos brusca e radical possível. Afinal, quem manda são eles!

 

 

Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...
  • Larissa Barba

    Pois eu já plantei de tudo. O alpiste morreu. O catnip também. A grama de milho chegou a dar uma ESPIGA hahahahaha e nada desses pestinhas comerem.

  • Samantha

    Faltou colocar dicas para quem mora em casa com um quintal grande como é o meu caso. Meu gato vive rolando na grama e dando uma fugidinha para o lote vizinho.

  • Niva

    alguns aí falta eu fazer.