Apesar de toda a informação que existe hoje na internet sobre a criação de gatos indoor – sem acesso à rua – ainda existem muitas pessoas que permitem que seus gatos dêem as famosas “voltinhas”. Acreditando que eles sempre retornarão para casa, muitas pessoas acabam perdendo-os. Ao contrário do que se imagina, gatos se perdem sim, ainda mais se for um gato que está acostumado a estar dentro de casa, no primeiro contato que terá com a rua, é bem possível que não consiga achar o caminho de volta.
Além disso, muitos outros motivos podem fazer um gato não voltar pra casa. Ele pode ter se machucado ou sofrido algum acidente, por exemplo, e estar assustado entocado em algum lugar, com medo de sair. Outra possibilidade é alguém tê-lo pego, e isso diminuirá muito as suas chances de encontrá-lo.
Mesmo quem cria seus gatos somente dentro de casa corre esse risco, infelizmente. Por um momento de descuido, seu ou até por parte de outras pessoas, um gato pode escapar e se perder, e é aí que começa o pesadelo. O sentimento de ter um gato perdido por aí, provavelmente assustado, sem comida e sem saber pra onde ir tira o sono de qualquer um.
Então, reunimos aqui algumas dicas que podem ajudar a encontrar um gato perdido. Mas lembre-se, a melhor forma de evitar que esse tipo de coisa aconteça é impedindo seu gato de ir à rua, telando as janelas e quintais. E tão importante quanto: Colocar nele uma coleira com plaquinha de identificação, com nome e telefone de contato.

1- Pode parecer óbvio, mas cheque nos lugares mais inusitados dentro de casa. Dentro do guarda-roupa, embaixo da cama (e até em buracos secretos que eles podem fazer nos estofados), no sofá, atrás de móveis e até de portas. Certa vez, meu primeiro gato, o Oliver, desapareceu. Procuramos em todos os lugares possíveis, até na rua. Fomos encontrá-lo atrás da porta de entrada da casa, que estava aberta e com um peso de porta segurando-a, impedindo que ele saísse ao ouvir nossos chamados. Só descobrimos quando fomos fechar a porta para dormir, depois de um dia inteiro de buscas.

2- Ligue ou vá até as clínicas veterinárias mais próximas, e pergunte se algum gatinho como o seu foi levado até lá. Muitas pessoas, ao encontrarem um animal perdido, levam direto à clínicas veterinárias. Ou, caso ele tenha sofrido algum acidente, alguém pode tê-lo levado pra lá também.

3- Poste foto e informações de contato nas redes sociais, divulgue para seus amigos e peça para eles divulgarem também. Existem grupos locais de busca de animais perdidos, procure e divulgue também em grandes páginas. Quanto mais detalhada for a foto e quanto mais rápido for o seu pedido de ajuda, maiores são as chances do seu gatinho ser encontrado.

4- Caminhe pela vizinhança chamando o nome do seu gato, leve petiscos e ração, que façam sons que ele está acostumado a responder. Mesmo que seja de dia, leve uma lanterna para iluminar cantos escuros, como buracos, embaixo de carros e bueiros. Um gato assustado ou machucado tende a se entocar e a não responder aos chamados, pois está assustado. Por isso, chame-o bastante pelo nome enquanto caminha, e fique atento a possíveis sons que ele possa fazer que possam te ajudar a localizá-lo. Olhe sempre para cima e para baixo. Em cima de árvores, embaixo de carros e arbustos, etc.

4- Como dito anteriormente, um gato machucado ou assustado pode não responder aos seus chamados, por isso, faça a mesma coisa à noite, pois é nesse horário que eles estão mais atentos e podem responder melhor aos chamados. Não desista, repita a busca diariamente, ele pode estar por perto mas muito assustado, e com a frequência das suas buscas, ele acabará respondendo uma hora ou outra.

5- Pergunte à pessoas que trabalham na rua, como lixeiros, carteiros, donos de bancas de jornais… Tenha sempre uma foto para mostrar e um cartãozinho com seu contato para que te liguem caso o localizem. Bata também na porta dos vizinhos e peça para que verifiquem em suas casas, pois o gato pode ter pulado o muro e ficado preso no quintal vizinho.

6- Imprima cartazes e cole pela vizinhança, coloque alguns também em caixinhas de correio. Se possível, ofereça uma recompensa, o que pode ajudar a deixar as pessoas mais atentas.

7- Busque em abrigos de animais da sua área, mande fotos ou vá pessoalmente até lá verificar se por acaso seu gatinho não acabou sendo resgatado e encaminhado para lá. Com a força da proteção animai crescendo a cada dia, muitas pessoas têm resgatado e encaminhado animais à abrigos ou à Lares Temporários, para que possam ser adotados.

8- Se você se mudou recentemente, procure no seu endereço antigo e deixe cartazes por perto também. Muitos gatos, após se mudarem para uma nova casa, acabam fugindo para o endereço antigo, onde estavam acostumados a morar.

9- Deixe comida e algum objeto dele, como uma caminha que ele goste, na entrada de casa, e fique atento aos barulhos durante a noite.

10- Não perca as esperanças! Sabemos que é uma situação muito difícil e dolorosa, mas por mais difícil que possa parecer, existem muitos casos em que mesmo depois de meses o gato acaba retornando. Claro que muita coisa ruim pode acontecer nas ruas, mas ele também pode ter a sorte de encontrar alguém de bom coração que vai abrigá-lo e cuidar dele até que você fique sabendo e possa buscá-lo.
Mas, como é sempre melhor prevenir do que remediar, assim que ele voltar pra casa, promete que você vai colocar uma plaquinha de identificação na coleira dele com seu telefone de contato?
Ou quem sabe até colocar um chip, para que ele possa ser identificado e devolvido caso alguém o leve ao veterinário.

Boa sorte!

Se você tem uma história desse tipo ou conhece alguma, conta pra gente aí nos comentários 😉


Avalie essa notícia:

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Loading...
  • Bela

    Meu gatinho sumiu assim que eu o levei para casa. Falar com os vizinhos, avisar que ele estava perdido, comunicar o maior numero de pessoas foi fundamental para que eu o achasse! Uma vizinha me ligou e falou que havia visto ele. Quando fui até lá procura-lo e o chamei, ele apareceu!!! 🙂

  • el ya a pastor

    Minha gata Luis in ha sumiu, ficou 4 meses, e voltou

  • nicolle

    Meu gatinho sumiu uma semana de casa. Fiz tudo o que esta escrito no artigo. Falei com maximo dr vizinhos possiveis. Ate que um dia, um vizinho me ligou e disse q tinha um gatinho assustado preso no porão da casa em construção ao lado. Mal sabia eu que ele estava do lado da minha casa o tempo todo morrendo de fome. Gracas a Deus nada de ruim aconteceu com ele. Hj ele nao sai maos de casa.

  • Bernadete

    Encontrei meu cachorrinho perdido distribuindo pequenos papéis com sua foto e endereço para contato. Deixei no comércio para distribuição.

  • Maria Eduarda Dos Reis Mairink

    Minha gata sumiu 2 vezes na semana passada. No primeiro dia ela sumiu o dia td, voltou d noite. No seg dia ela só voltou d madrugada. O q posso fazer pra q ela nao fique fugindo assim? Tenho mt medo q q alguém coloque veneno para ela. Pf me ajudeem
    Whats (33)98750-1472
    Facebook Maria Eduarda dos Reis Mairink Fla

    • derick

      Tu tem que saber se ela tá no cio, se ela estiver, ela vai ficar fugindo durante o tempo todo pra acasalar. Verifica se tá no cio e castre pra evitar essas coisas.
      Se ela já for castrada, você vai ter que prender ela um pouco mais, colocando telas nas janelas e deixando portas fechadas, até ela se acalmar e acostumar.

  • Wanessa

    Minha gata sumiu a 3 meses. Ela nunca saía de casa e desapareceu durante a madrugada. Ainda tenho esperanças de encontrá-la

  • Erika

    Há uns cinco anos na virada do ano deixaram uma porta aberta sem querer e minha gata fugiu, passei a virada procurando por ela até madrugada adentro, o dia seguinte todo. Mas graças a Deus ela voltou pra casa sozinha a noite,fiquei muito feliz. A sensação de não saber onde nosso anjinho está é muito ruim.

  • Erika

    á uns cinco anos na virada do ano deixaram uma porta aberta sem querer e minha gata fugiu, passei a virada procurando por ela até madrugada adentro, o dia seguinte todo. Mas graças a Deus ela voltou pra casa sozinha a noite,fiquei muito feliz. A sensação de não saber onde nosso anjinho está é muito ruim.

  • Regina Ferreira

    Amo esses gatinhos !

  • izzabel gomes

    Depois de me mudar para praia minha gata Estrela que tenho a 10 anos na chegada se escondeu em baixo do fogão por 3 dias, depois sumiu, chamava por ela várias vezes por dia e saímos chamando pelas ruas,entrei em pânico de não saber nada ,se estava bem ,aqui tem muitas casas vazias e ela não conhecia nada,pensei que estivesse perdida ,pensei em tudo ,chorei muito ,passou 5 dias e depois das 22:00hs ,quando ficou totalmente silencioso ela miou na minha janela e foi aquela felicidade !!!! Amo ela demais !!!Ela fez isso umas 2 vezes então comecei a cuidar bem aonde ela ia,descobri que tinha uma casa vazia e uma porta com um buraco ,num certo dia ela pulou a cerca e entrou naquela porta pelo buraco,descobri que ela sumia por dias e ficava na casa ao lado,que esta desocupada espertinha não?rsrs

  • Patricia

    Meu gato preto peludo e dos olhos amarelos FIUK sumiu no dia 04/10 a noite da rua padre paulo ravier agua fria S. Paulo. Ele tem identificaçao da zoonose de S.Paulo e uma plaquinha que eu mandei fazer com seu nome e meu telefone. Fiz cartazes com sua foto oferecendo recompensa e ja chamei por ele na vizinhaça. Qualquer noticia entre em contato pois nao perdi a esperança que ele retorne para mim! Grata

  • Iaci

    Encontrei uma gatinha na calçada do prédio vizinho que chamei e veio se esfregar em mim.Estava com uma coleira e era muito mansa significando que era de alguém.Como tenho gatos,peguei o felino, pois era macho, dei comida ,água e acabei levando para casa ,trancando-o no banheiro,para isolar dos méus gatos e dei banho nele,pois estava imundo,significando que andar pela rua era seu costume, já que não era castrado.Como havia sido visto dias antes perto de uma petshop,fui até lá e soube que seu dono já tinha dado notícias o que permitiu que Rei fosse entregue ao seu dono no dia seguinte.

  • Neusa

    Meu gatinho é castrado e sumiu fazem 4 dias. Meu vizinho atira bombas para assustar os gatos. Será que ele se assustou, perdeu a memória e saiu sem destino? Tenho mais 5 gatos, mas esse era o meu preferido. Criei ele na mamadeira., pois ele foi abandonado muito pequeno. Vou fazer uma cirurgia daqui 2 dias e não consigo ficar em paz, estou sempre esperando que ele volte.

  • Trianne Gabriel

    Eu levei minha gata pra casa da minha mãe, por que eu ia ter que passar uns dias lá e não tinha com quem deixar. Só que na casa da minha mãe tem duas gatas e elas não estavam muito felizes com o intruso. Uma delas inclusive sumiu já tem uma semana, mesmo depois de eu ter vindo embora ela não voltou. O que eu faço agora? Já estou desesperada e minha mãe anda muito irritada com o acontecido. Será que ainda a alguma chance de que ela possa estar viva??

  • Márcia Pereira

    Perdi meu gatinho na sexta-feira dia 29/07/2016, ele se chama Ozzy, é vira lata e tem a pelagem preta.
    A última vez que o vi foi na quinta (28/07), em casa, ele tinha costume de sair de casa a noite, mas logo cedo eu acordava e ele saia dos esconderijos dele pra eu dar comida, mas na sexta já não o vi mais, chamei e nada, coloquei comida, mas ele nunca mais apareceu, estou desesperada, tenho muitas saudades dele.
    Ele é muito novinho, tem entre 5/6 meses, não sei se iria pra tão longe, ele tinha medo da rua.
    Enfim, espero encontrá-lo de volta o mais breve possível. 🙁

  • Gabriela Silveira

    Olá, você encontrou seu gatinho?

  • Jaqueline Hernandes Pilatti

    Eu me mudei há 3 quadras da casa da minha mãe e um mes depois minha gata de 15 anos sumiu. Fiquei desesperada. Todas as dicas acima fiz. Já havia perdido as esperanças quando, 52 dias depois ela apareceu no vizinho. Eu já tinha ido a casa dele umas 4 x. Ela estava bem desidratada e fraca, mas graças a deus hoje esta em e já se recuperou. Agradeço a Deus todos os dias. Se vc perdeu seu bichinho de estimação reze para o negrinho do pastoreiro e para São Francisco. Boa sorte a todos. O importante é não perder a fé.

  • Cida Rodrigues

    Olá , o meu gatinho se chama bolinha , ele sumiu a duas semanas, ja procurei em vários lugares q eu pensei q ele poderia estar e nada, to muito triste e desesperada pois eu era muito apegada a ele ,ja chorei tanto , mas ainda tenho esperanças de que ele volte??

  • Allan Baxter

    Minha gata sumiu e pra piorar, moro no quarto andar e a única saída era a sacada que estava aberta. Fico aflito por vários fatores, ela é caseira e obesa. Ela é preta e tem muita gente que age de má fé. Não sei se se machucou na queda e como tem uma floresta atrás do condomínio, tbm não sei se foi para lá – apesar de ser cercado. – Hj é o segundo dia e estou procurando durante as tardes e as noites. Já distribui panfletos e amanhã ligarei para as clínicas da região. Eu deduzo – e rezo – que alguém a tenha acolhido porque se ela se machucasse gravemente na queda, não teria ido muito longe. Adotei ela num abrigo há alguns anos e ficar temendo pelo estado dela e as situações que ela pode estar passando é um dos piores sentimentos que já provei.